Do Mundo-Nipo
Navios de vigilância marítima chineses foram avistados neste domingo perto das Ilhas Senkaku/Diaoyu, pela primeira vez desde que o Japão acusou a China de usar um radar contra uma embarcação militar japonesa.
Quatro navios chineses entraram na zona contígua, em torno das ilhas sob disputa, por volta das 07h00, de acordo com a Guarda Costeira Regional de Naha, em Okinawa, conforme divulgou a agência Kyodo.
Esta é a primeira vez que navios chineses são vistos perto das ilhas desde terça-feira.
As ilhas Senkaku/Diaoyu são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China e Taiwan.
Recentemente o Ministério da Defesa do Japão anunciou que no fim de janeiro um navio de guerra chinês apontou um radar, usado para guiar mísseis, contra um destróier japonês. O governo chinês, por sua vez, contestou o fato.
As tensões entre os dois países aumentaram quando o Japão comprou as ilhas de um proprietário privado em setembro do ano passado. A partir de então, cada vez mais foram-se registradas atividades marítimas e aérea da China na região.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.