Do Mundo-Nipo
Especialistas do Zoológico Ueno, em Tóquio, concluíram que a panda gigante Shin Shin, de 8 anos, experimentou uma “falsa gravidez”, informou o zoológico nesta segunda-feira (5).
De acordo com o zoológico, Shin Shin está de volta ao normal depois de mostrar sinais de gravidez, incluindo falta de apetite e atividade reduzida, que desapareceram gradualmente desde meados de junho.
Shin Shin não deu à luz, apesar de um teste realizado no dia 11 de julho ter mostrado que seu nível de progesterona indicava gravidez, de acordo com os especialistas do zoológico.
O período de gestação para pandas gigantes é de 140 dias decorridos, e Shin Shin acasalou com o panda de nome Ri Ri, em 12 de março, portanto, a conclusão foi de que a panda não estava grávida.
A fêmea começou a mostrar apetite reduzido e oscilações hormonais no final de maio, e foi removida de exibição pública no dia 4 de junho. No entanto, passado os 140 dias desde o acasalamento, ela voltou a ser exibida no dia 2 de julho, depois de especialistas suspeitarem que a panda sofrera de uma “falsa gravidez”.
Kiyoshi Nagai, gerente de relações públicas do Ueno Zoo, disse que a unidade vai concentrar-se em observar “sistematicamente” o estado de saúde de Shin Shin até a próxima época de acasalamento.
A confirmação da “falsa gravidez” de Shin Shin foi recebida com tristeza por todos os interessados, pois a baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade e a destruição de seu habitat natural, têm colocado a espécie sob forte ameaça de extinção.
As informações da agência Kyodo.
Veja mais notícias sobre Natureza em mundo-nipo.com/variedades/natureza . Siga também oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.