Enguia japonesa é incluída em lista de espécies ameaçadas de extinção

A enguia japonesa foi incluída na categoria mais alta da escala, que vai até 8, de espécies ameaçadas.

Do Mundo-Nipo

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) incluiu, nesta quinta-feira (12), a enguia japonesa em seu documento conhecido como “Lista Vermelha”, que lista as espécies de animais mais ameaçadas de extinção no mundo.

 

Enguia japonesa (Foto: National Geographic)
A enguia japonesa foi incluída na categoria mais alta da escala que vai até 8 de espécies ameaçadas (Foto: National Geographic)

 

A IUCN incluiu a enguia japonesa na categoria mais alta da escala que vai até 8, classificando a espécie como “ameaçada”, levando em consideração o decréscimo nos habitats, a deterioração na qualidade da água, as mudanças nas correntes marítimas e, principalmente, a pesca excessiva como os motivos da classificação.

Desde julho do ano passado, especialistas da entidade sediada na Suíça têm debatido se a enguia japonesa deveria ou não ser acrescentada à Lista Vermelha.

A lista não é juridicamente vinculativa, mas tem reconhecimento internacionalmente e serve como referência importante no campo da conservação da vida selvagem. Segundo observadores, a designação da enguia-japonesa deve aumentar os pedidos de proteção, incluindo restrições sobre seu comércio internacional.

Há mais de duas décadas que a espécie vem sofrendo forte declínio, o que levou o Ministério do Meio Ambiente do Japão a designar a enguia japonesa como espécie em “risco de extinção” na sua Lista Vermelha (Nonlegally), referente a espécies ameaçadas em água doce e água salobra.

Na época da designação, que aconteceu em fevereiro do ano passado, o ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, explicou que a decisão destinava-se a sensibilizar a opinião pública sobre a condição das enguias. Mas afirmou que a designação não implicaria na culinária do país, impedindo as pessoas de consumirem as enguias que, segundo ele, são “indispensáveis na cultura alimentar japonesa”.

A enguia japonesa de água doce (unagui) é muito apreciada na culinária japonesa. Sua carne, tenra e gordurosa, é rica em proteínas, vitamina A e cálcio. Os japoneses consomem unagui há mais de mil anos. Até na mais antiga antologia de poemas do mundo, o Man’yoshu, compilado a partir do ano 759, há registros da enguia como um alimento.

A enguia também é apreciada em outras partes da Ásia e até no ocidente, que importa em grandes quantidades de “unagui industrializado”.

Devido a esta apreciação, a enguia japonesa há anos vem sofrendo forte declínio em seu habitat, principalmente por serem capturadas em época de desova e quando pescadas antes de atingirem a maturidade, o que restringe o número da população adulta e dificulta a reprodução da espécie.

(Com  informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão e EUA vão desmantelar em conjunto usina Fukushima Daiichi

Next Article

Anel controle remoto já é realidade e chega no 3º trimestre por US$ 149

Related Posts