Brasil e Japão firmam cooperação para criação de museus naturais em Manaus

Um acordo firmado entre o Inpa e a Agência de Cooperação Internacional do Japão vai possibilitar a implantação do conceito de “Museu a Céu Aberto” em Manaus.

Do Mundo-Nipo

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) assinaram, na quinta-feira (29), o plano básico do Projeto para Conservação da Biodiversidade Amazônica sob o conceito de Museu a Céu Aberto em Manaus (AM). O documento foi assinado pelo diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, e pelo diretor do Grupo para Conservação da Floresta e da Natureza da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Kenichi Shishido.

 

Parque Nacional de Manaus (Foto: Governo de Manaus/Divulgação)
O Parque Nacional de Manaus é o maior do mundo em floresta tropical úmida contínua e intacta. Em 2000, o parque foi inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial (Foto: Governo de Manaus/Dvulgação)

 

O Projeto prevê a implementação de museus a céu aberto em áreas mantidas pelo Inpa, com a junção das tecnologias japonesas para criar um ambiente interativo para estudantes e turistas, além da construção de instalações para a criação de peixes-bois em semi-cativeiro e observação de copa das árvores. As áreas utilizadas serão o Bosque da Ciência (Aleixo), o Jardim Botânico Adolpho Ducke (Cidade de Deus), a Reserva Florestal Adolpho Ducke (km 26 da AM-010) e a ZF-2 (km 60 da BR-174).

“A geração atual está interessada em ver algo mais interativo, pois está crescendo com acesso a toda essa tecnologia. Então essa seria uma forma mais moderna de se observar a dinâmica florestal. Como a floresta funciona a noite ou o acordar dos pássaros, tudo poderia ser observado em tempo real ou não. Além disso, queremos obter imagens de outros fenômenos naturais que não são facilmente observáveis e disponibilizá-las para a população geral. Pretendemos também, oferecer cursos de capacitação nessas áreas”, afirma a pesquisadora do Inpa e responsável pela parceria no Brasil, Vera Silva.

O projeto está previsto para iniciar em abril de 2014 e conta com o financiamento total de 5 milhões de dólares, juntamente com as tecnologias desenvolvidas pelos japoneses, o conhecimento da biodiversidade e infraestrutura oferecida pelo Inpa.

“O Japão participa do tratado de biodiversidade e também do tratado de conservação da natureza, então este Projeto na Amazônia será uma contribuição a nível mundial. O professor Shiro Kohshima já vem tentando implantar este conceito de ‘Museu a céu aberto’ em outros lugares, então acredito este projeto servirá de modelo para que seja difundido em outros lugares”, afirma Shishido.

Para o diretor-substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, o museu será mais uma opção para o ecoturismo em Manaus: “É um projeto muito interessante. Do ponto de vista do Inpa, seria uma forma de utilizar mais nossas áreas protegidas, como a Reserva Ducke e o Bosque da Ciência. Em relação a Manaus, esta seria outra alternativa de turismo, um novo lugar e com mais informações sobre a biodiversidade de uma forma natural”, disse o diretor-substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, destacando que o museu será mais uma opção para o ecoturismo em Manaus.

As informações são do site oficial do Inpa.

 

Veja mais notícias sobre Natureza, clique em mundo-nipo.com/variedades/natureza. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Geneticistas japoneses descobrem como prolongar a vida dos seres humanos

Next Article

Japão promete esforços em reunião na Argentina para sediar Olimpíadas de 2020

Related Posts