Atualizado em 20/01/2023
Os japoneses não vivem sem o arroz japonês, como também não vivem sem uma sopa de missô, popularmente conhecida como missoshiru ou missoshiro (misoshiru em japonês).
É comum no Japão as refeições serem acompanhadas desse caldo que, além de saboroso, é rico em proteínas, reduz o colesterol ruim e ajuda na prevenção de vários tipos de câncer, segundo pesquisa publicada no jornal japonês Asahi.
A versão do missoshiru mais comum entre os ocidentais é preparada somente com tofu e cebolinha, enquanto na culinária japonesa tradicional, são comumente adicionados vegetais, cogumelos, macarrão (bifun), frutos do mar e carnes, além de konbu e temperos como dashi, niboshi, etc.
Enfim, existem diversas maneiras de preparar o missoshiru, mas vamos à receita clássica, com apenas o tofu e a cebolinha, além do missô.
Ingredientes (para 4 porções)
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de missô
- 1 pitada de hondashi
- 100 g de tofu cortado em cubos
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo
1. Em uma panela coloque a água, o missô, o hondashi e leve ao fogo, deixando até que comece a soltar bolhas. Apague o fogo antes de ferver ( Reserve).
*Atenção: Ferver o missô deixará o caldo viscoso semelhante à cica, portanto, é imprescindível apagar o fogo antes da fervura. Não adicione sal, principalmente porque o missô já é bem salgado.
2. Coloque os cubos de tofu e as cebolinhas picadas, dividindo a quantidade igualmente em quatro tigelas pequenas próprias para caldos.
3. Despeje o preparo do caldo igualmente em quatro tigelas pequenas. Sirva quente.
Dicas e curiosidades
Tradicionalmente, o missoshiru tem que ser consumido bem quente, logo depois de preparado. A maioria dos japoneses tomam missoshiru com hashi (par de pequenas varetas feitas de madeiras ou de bambu usadas como talheres pelos asiáticos). Eles levam o owan (tigela pequena para própria para consumir caldos) até a boca e sugam o somente o líquido, enquanto os ingredientes são pegos com o hashi.
A palavra misoshiru significa caldo de soja. Na verdade, são duas palavras formando uma e o correto seria escrevermos miso-shiru. A tradução para “miso” é soja e para “shiru” é caldo.
Restrição de uso
Receita de Maria Rosa. É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.