Receita de hambúrguer de salmão à moda japonesa

Burger Shake é uma versão japonesa de hambúrguer de salmão criada pela chef Harumi. Ele é incrivelmente suculento, saudável e delicioso.
Hamburguer de salmao Foto Andrew Scrivani 900x600 04042016

Atualizado em 22/04/2022

O hambúrguer é o sanduíche mais consumido no mundo e, embora ele tenha se popularizado primeiramente nos Estados Unidos, sua origem é alemã.

Segundo o site Gowhere, o hambúrguer está na lista das comidas mais apreciadas pelos brasileiros há quase 70 anos.

Em tempos que o Brasil está rodeado de Food Trucks, Food Parks e Hamburguerias Gourmet, o hambúrguer passou de um simples lanche para um prato cheio de nuances, sabores e variedades, com preferência para aqueles feitos artesanalmente.

Essa predileção também faz parte – há tempos – do gosto dos japoneses que, embora tenha uma culinária tradicional e apreciada no mundo inteiro, são fanáticos por hambúrguer. Isso pode ser observado quando contabilizamos o grande número de cadeias internacionais de Fast food existentes no Japão, tais como Burger King e McDonald’s, que lançam periodicamente várias versões desse sanduíche no disputado mercado japonês de hambúrgueres, entre elas estão as versões exóticas de versões exóticas de hambúrguer negro e vermelho.

Hamburguer preto do Burger King Divulgacao
Divulgação / Edição Mundo-Nipo

Mediante isso, chefs passaram a criar receitas “saudáveis” de hambúrguer, que também figuram em cardápios dos mais variados tipos de restaurantes no Japão.

Pensando nisso, a chef Harumi criou o “Burger Shake”, uma versão de hambúrguer de salmão à moda japonesa, que pode ser apreciada tanto na forma convencional (no pão para hambúrguer) como prato principal, acompanhada de gohan (arroz japonês – veja receita) e/ou ou vegetais e cogumelos, e servida com variados tipos de molho.

Ingredientes (para 4 pessoas)
  • 300g de salmão fresco (limpo e sem pele)
  • 100g de cebola
  • 14g de manteiga
  • 150g de batatas descascadas
  • 100g de carne de porco moída ou picada
  • um ovo levemente batido
  • sal e pimenta do reino (a gosto)
  • óleo de girassol ou de soja para fritar
  • 1 xícara (chá) de cebolinha picada
  • paceri (salsa crespa) ou salsinha para decorar
Ingredientes para o molho
  • 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de pasta de pimenta malagueta ou Tobanjan
  • açúcar refinado (a gosto)
Modo de preparo
Hambúrguer de salmão (Foto: Montagem Mundo-Nipo)
Etapas de preparo do salmão de hambúrguer | Foto: Montagem / MN

1. Pique o salmão até ficar quase uma pasta moída;

2. Corte a cebola em pedaços de 7 a 8mm e cozinhe levemente na manteiga, prestando atenção para que conserve a textura crocante. (Reserve);

3. Lave as batatas e corte-as pela metade. Depois, em uma tigela com tampa, aqueça-as em forno microondas na potência máxima, de 2 a 3 minutos, até que cozinhem (algumas batatas podem levar mais tempo). Depois de cozidas, amasse tudo com um espremedor de batatas ou garfo e deixe-as esfriar;

4. Em uma tigela grande, misture o salmão picado e a carne de porco moída. Depois acrescente a cebola cozida, as batatas amassadas, a cebolinha picada e o ovo batido. Em seguida, tempere com sal e pimenta;

5. Faça 12 pequenos hambúrgueres com a mistura. Aqueça o óleo em uma frigideira e coloque-os para fritar de forma homogênea em ambos os lados;

6 Sirva-os em um prato, acompanhados do molho e pão próprio para hambúrguer ou com arroz, de acordo com a preferência de cada um.

Dicas

Molho pesto ou molho de maionese com pimenta do reino moída grosseiramente, e um pouco de vinagre branco também são ótimos como acompanhamento.

Restrição de uso
Receita pertence à chef Harumi / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.

Total
23
Shares
Previous Article

Japão ocupa 2º lugar em lista de países estrangeiros com mais detentos brasileiros

Next Article

Dólar reflete dados ruins de empregos nos EUA e tem 5ª queda seguida ante o real

Related Posts