Culinária

Receita de Chikuzen-ni: frango com legumes e shitake

Chikuzen-ni | Foto: Japanese Food NHK

Chikuzen-ni é um prato originário da região de Kyushu e tem como base legumes, cogumelo shitake e frango. Facílimo de fazer!

Atualizado em 21/05/2019

Chikuzen-ni é um prato regional da culinária japonesa, originário da região de Chikuzen, no norte de Kyushu, ilha no sudoeste do Japão.

A popularidade a nível nacional deste prato é atribuída à merenda escolar. Chikuzen-ni acabou sendo incorporado ao cardápio de muitas escolas pelo país porque é uma mistura nutritiva de carne, legumes e cogumelos, mais precisamente o shitake.

Veja abaixo como preparar um tradicional Chikuzen-ni:

Ingredientes do Chikuzen-ni | Foto: Japanese Food NHK

Ingredientes (porção para 4 pessoas)

1 coxa de frango desossada (300g)
1 cenoura (150g)
4 cogumelos shitake secos
8 vagens
2 colheres de sopa de açúcar
2½ colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 xícara de água (200ml)
1 colher de chá de óleo vegetal

Modo de preparo

1 Deixe os cogumelos secos de molho durante pelo menos 1 hora. Corte a cenoura em pedaços de 2cm de largura e 1cm de espessura. Lave os cogumelos, remova os talos e corte-os na horizontal e na vertical em tamanho semelhante ao da cenoura. Remova as pontas e as fibras laterais das vagens e corte-as em pedaços de cerca de 2cm de comprimento. Corte o frango em pedaços de cerca de 3cm.

2 Aqueça a frigideira, adicione o óleo vegetal e refogue o frango. Quando o frango se desprender do fundo da panela, vire do outro lado. Adicione a cenoura e as vagens frigindo tudo muito bem. Por último, coloque os cogumelos. Depois que todos os ingredientes tiverem absorvido bem a gordura, acrescente 1 xícara de água. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos em fogo médio.

3 Quando os ingredientes começarem a amolecer, incline a frigideira para que a parte líquida se concentre em um lado e acrescente aí o açúcar e o molho de soja. Misture bem, tampe e cozinhe por mais 5 minutos.

Molho do Chikuzen-ni | Foto: Japanese Food NHK

4 Retire a tampa e mexa delicadamente os ingredientes com um talher. O líquido deve ser reduzido até se obter uma consistência brilhante de xarope que vai revestir o frango e os legumes propiciando uma aparência esmaltada. Retire do fogo e sirva em um prato grande.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN).  É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN (com link direcionando para o site mundo-nipo.com). Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.