Receita de udon ao molho curry

Muito popular entre os japoneses de todas as faixa etárias, o udon sabor curry é um item padrão nos cardápios dos restaurantes de soba do Japão.
Udon ao molho curry preparo Foto NHK 900x550 02

Embora seja pouco conhecido no ocidente, o macarrão udon sabor curry é um prato muito popular entre os japoneses. Trata-se de um macarrão do tipo udon mergulhado em uma sopa de karê, o curry japonês. A sopa é feita com um caldo dashi encorpado, repleto de sabor umami.

O udon sabor curry é um item padrão nos cardápios dos restaurantes de soba do Japão. Soba é um tipo de macarrão feito de trigo sarraceno.

Veja, abaixo, como se prepara um delicioso udon sabor curry.

Ingredientes (para 4 porções)
Ingredientes para preparar udon ao curry | Foto: NHK / Edição MN
Ingredientes para preparar udon ao curry | Foto: NHK / Edição MN
  • 1/2 cebola (120 g)
  • 1/2 cenoura (60 g)
  • 2 cogumelos shiitake crus
  • 1/4 alho poró japonês
  • 4 colheres de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de curry em pó
  • 3 colheres de sopa de amido de batata (katakuriko)
  • 600 g de macarrão udon cozido 
Para o caldo dashi
  • 30 g de flocos de bonito desidratado
  • 1400 ml de água
Modo de preparo do dashi

1. Em uma panela, ferva um pouco de água. Acrescente os flocos de bonito desidratado e cozinhe por 2 minutos;

2. Remova os flocos usando uma peneira e despeje o dashi em uma panela ou tigela separada e reserve.

Modo de preparo geral

1. Corte a cebola ao longo da direção das fibras, em fatias fininhas. Corte a cenoura em finas fatias retangulares de 4 cm de comprimento e 1 cm de largura. Retire os cabos dos cogumelos shiitake e corte o chapéu em fatias. Corte o alho poró japonês na diagonal, em finas fatias;

2. Mexa o curry em pó em 1 colher de sopa de água. Para o amido de batata, acrescente 3 colheres de sopa de água e mexa bem;

3. Para o caldo dashi fresco que acabamos de preparar, acrescente açúcar, molho shoyu e sal. Adicione todos os legumes, com exceção do alho poró, e comece a aquecer a panela. Quando a sopa começar a ferver, cozinhe por mais 5 minutos. Retire levemente o excesso de espuma que se forma durante o cozimento;

4. Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente o curry em pó dissolvido em água. Então, adicione as fatias de alho poró e desligue o fogo;

Adicionando o molho curry | Foto: NHK / Edição MN
Adicionando o molho curry | Foto: NHK / Edição MN

5. Pegue o amido de batata e mexa bem. Enquanto mexe a sopa com uma concha, adicione lentamente o amido à panela;

6. Ligue o fogo novamente e continue mexendo a sopa. Quando começar a ferver, acrescente o macarrão udon cozido. Quando a sopa começar a ferver de novo, desligue o fogo;

7. Sirva o udon em grandes tigelas e despeje o caldo com a sopa de curry e os legumes por cima.

Dicas e informações

No Japão, há um grande numero de restaurantes especializados em udon. Por lá, os clientes podem escolher tanto o soba quanto o udon.

Os nomes dos pratos nos cardápios desses restaurantes são bem peculiares. Em uma simples olhadela, os clientes japoneses já sabem o que cada item significa.

Algumas versões de soba e udon

Kake
“Kake” é macarrão soba mergulhado em um caldo quente.

Mori
“Mori” é o soba lavado em água gelada e servido em uma esteira de bambu. Os clientes comem este soba pegando pequenas porções do macarrão com o hashi e mergulhando-o levemente em um molho chamado “soba tsuyu” que vem em um pequeno copo separado.

Kitsune
“Kitsune”, que significa raposa em japonês, é o soba que vem com fatias de tofu frito, ou “abura-age”.

Tsukimi
“Tsukimi” significa observar a lua, e portanto, este prato leva um ovo cru por cima do soba. O ovo simboliza a lua no céu da noite.

Soba-yu
Ao escolher o soba frio, você pode tomar o resto do caldo em que se mergulha o macarrão com o “soba-yu”, que é a água quente usada para ferver o soba. É uma ótima maneira de saborear o aroma do soba e do caldo dashi.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação de Maria Rosa. É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de Uso na Política do Site.

Total
8
Shares
Previous Article
Xiaomi Mi Note 10 no Japão Foto Divulgação 00 compressed

Pela primeira vez, Xiaomi lança seus produtos no Japão

Next Article
Terremotos no Japao Foto StockVault 900x550 min

Terremoto de magnitude 4,2 atinge o norte do Japão

Related Posts