Culinária

Receita de udon ao molho curry

Udon ao molho curry | Foto: NHK / Edição MN

Muito popular entre os japoneses de todas as faixa etárias, o udon sabor curry é um item padrão nos cardápios dos restaurantes de soba do Japão.

Embora seja pouco conhecido no ocidente, o macarrão udon sabor curry, um prato muito popular entre os japoneses. Trata-se de um macarrão do tipo udon mergulhado em uma sopa de karê, o curry japonês. A sopa é feita com um caldo dashi encorpado, repleto de sabor umami.

O udon sabor curry é um item padrão nos cardápios dos restaurantes de soba do Japão. Soba é um tipo de macarrão feito de trigo sarraceno.

Veja abaixo como se prepara um delicioso udon sabor curry:

Ingredientes (para 4 porções)
Ingredientens do udon ao curry | Foto: NHK / Edição MN
  • 1/2 cebola (120 g)
  • 1/2 cenoura (60 g)
  • 2 cogumelos shiitake crus
  • 1/4 alho poró japonês
  • 4 colheres de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de curry em pó
  • 3 colheres de sopa de amido de batata (katakuriko)
  • 600 g de macarrão udon cozido 
Para o caldo dashi
  • 30 g de flocos de bonito desidratado
  • 1400 ml de água
Modo de preparo do dashi

1 Em uma panela, ferva um pouco de água. Acrescente os flocos de bonito desidratado e cozinhe por 2 minutos.

2 Remova os flocos usando uma peneira e despeje o dashi em uma panela ou tigela separada e reserve.

Modo de preparo geral

1 Corte a cebola ao longo da direção das fibras, em fatias fininhas. Corte a cenoura em finas fatias retangulares de 4 cm de comprimento e 1 cm de largura. Retire os cabos dos cogumelos shiitake e corte o chapéu em fatias. Corte o alho poró japonês na diagonal, em finas fatias.

2 Mexa o curry em pó em 1 colher de sopa de água. Para o amido de batata, acrescente 3 colheres de sopa de água e mexa bem.

3 Para o caldo dashi fresco que acabamos de preparar, acrescente açúcar, molho shoyu e sal. Adicione todos os legumes, com exceção do alho poró, e comece a aquecer a panela. Quando a sopa começar a ferver, cozinhe por mais 5 minutos. Retire levemente o excesso de espuma que se forma durante o cozimento.

4 Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente o curry em pó dissolvido em água. Então, adicione as fatias de alho poró e desligue o fogo.

Adicionando o molho curry | Foto: NHK / Edição MN

5 Pegue o amido de batata e mexa bem. Enquanto mexe a sopa com uma concha, adicione lentamente o amido à panela.

6 Ligue o fogo novamente e continue mexendo a sopa. Quando começar a ferver, acrescente o macarrão udon cozido. Quando a sopa começar a ferver de novo, desligue o fogo.

7 Sirva o udon em grandes tigelas e despeje o caldo com a sopa de curry e os legumes por cima.

Dicas e informações

No Japão, há um grande numero de restaurantes especializados em udon. Por lá, os clientes podem escolher tanto o soba quanto o udon.

Os nomes dos pratos nos cardápios desses restaurantes são bem peculiares. Em uma simples olhadela, os clientes japoneses já sabem o que cada item significa.

Algumas versões de soba e udon

Kake
“Kake” é macarrão soba mergulhado em um caldo quente.

Mori
“Mori” é o soba lavado em água gelada e servido em uma esteira de bambu. Os clientes comem este soba pegando pequenas porções do macarrão com o hashi e mergulhando-o levemente em um molho chamado “soba tsuyu” que vem em um pequeno copo separado.

Kitsune
“Kitsune”, que significa raposa em japonês, é o soba que vem com fatias de tofu frito, ou “abura-age”.

Tsukimi
“Tsukimi” significa observar a lua, e portanto, este prato leva um ovo cru por cima do soba. O ovo simboliza a lua no céu da noite.

Soba-yu
Ao escolher o soba frio, você pode tomar o resto do caldo em que se mergulha o macarrão com o “soba-yu”, que é a água quente usada para ferver o soba. É uma ótima maneira de saborear o aroma do soba e do caldo dashi.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.