Culinária

Receita de melonpan: pão japonês com formato de melão

O melonpan é uma variação do anpan, mas sem recheio. Esse delicioso pão tem a massa original acrescida de massa de biscoito; confira!

No Japão, praticamente todas as padaria vendem pães recheados, mas o destaque entre todos é o tradicional anpan, que é um pão recheado com an, uma pasta doce feita com feijão, mas há várias versões desse pão, com algumas sem recheio, como o melonpan, cuja massa original é acrescida de massa de biscoito, e seu formato é semelhante ao melão servido em lanches, ou seja, tem cortes superficiais em seu dorso.

A receita a seguir ensina a prepara um delicioso melonpan com massa de biscoito.

Ingredientes (para 8 pães)

MASSA TRADICIONAL

  • 150g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá (3g) de fermento biológico seco
  • 2 colheres de sopa (20g) de açúcar
  • 80ml de água
  • 1 colher de sopa de ovo batido
  • ¼ colher de chá de sal
  • 10g de manteiga


MASSA DE BISCOITO

  • 100g de farinha de trigo
  • ¼ colher de chá de fermento em pó
  • casca de ½ limão
  • 40g de manteiga
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de leite ou água
  • 3 colheres de sopa (30g) de açúcar
  • açúcar granulado para polvilhar o pão
Modo de preparo

1. Primeiro faça a massa do pão. Misture o fermento biológico com a água numa vasilha. Adicione o ovo batido, o açúcar, a farinha de trigo e o sal. Misture formando uma massa. Coloque sobre uma superfície lisa e sove até ficar macia. Sove por cerca de 10 minutos, levantando constantemente a massa e batendo-a contra a superfície.

2. Espalhe os 10 gramas de manteiga em pontos sobre a massa. Outra vez, bata e sove a massa por 5 minutos. Forme uma bola e coloque numa vasilha untada com manteiga.

3. Cubra a vasilha com filme plástico para evitar que a massa seque. Coloque a vasilha num lugar morno e deixe crescendo até dobrar de tamanho (cerca de 30 a 40 minutos). Se sua cozinha for fria, coloque a vasilha dentro de outra maior contendo água na temperatura de 37 graus.

4. Enquanto a massa cresce, faça a massa de biscoito. Misture a farinha e o fermento em pó e passe tudo pela peneira, também rale a casca de limão. Adicione o açúcar à manteiga numa tigela e misture até virar uma pasta esbranquiçada. Depois junte o leite, a gema de ovo e a casca ralada do limão. Adicione a farinha e misture até formar uma massa. Faça um rolo, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.

5. Depois da massa do pão dobrar de volume, divida em 8 partes. Enrole cada uma fazendo um pão redondo e expelindo o excesso de ar. Cubra com filme plástico, e deixe os pães descansarem por 10 minutos.

6. Divida a massa de biscoito em 8 fatias. Cubra cada uma levemente com farinha e abra sobre uma superfície plana, formando círculos de cerca de 8 cm de diâmetro. Embrulhe cada pão com esse círculo de biscoito.

7. Polvilhe os pães com o açúcar granulado. Depois faça as marcas no pão imitando a aparência de melões cortados para lanche. Use uma lâmina grossa ou as costas de uma faca para fazer as marcas, mas sempre evitando cortar a massa – apenas afunde o suficiente para deixar as marcas

8. Coloque os pães numa forma de assar e deixe-os crescerem mais uma vez por cerca de 30 minutos.

9. Asse por 15 minutos em forno preaquecido a 170 graus. Depois tire do forno e sirva quente. Banchá quente ou gelado é um ótimo acompanhamento, mas também pode ser servido com café, refresco ou suco.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.