Jingisukan é um prato que faz parte da culinária japonesa tradicional e consiste de carne de cordeiro ou de carneiro grelhada com uma variedade de vegetais. É dito que essa iguaria surgiu no Japão por volta de 1900. Até então, tanto a carne de carneiro como a de cordeiro não fazia parte da dieta japonesa.
A seguir, instrução de como preparar um delicioso Jingisukan e, no final da receita, veja mais informações sobre essa deliciosa iguaria.
Ingredientes (4 porções)
- 400 g de fatias finas de carne de cordeiro
- 1 cebola (200 g)
- 2 pimentões verdes
- 1/4 de repolho (200 g)
- 1/8 de abóbora (200 g)
- Óleo vegetal
Molho
- 1/4 de maçã (50 g)
- 1/4 de cebola (50 g)
- 1 dente de alho
- 1 pedaço de gengibre (15 g)
- 4 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de suco de laranja
Modo de preparo
1. Prepare o molho
Descasque e retire o núcleo da maçã. Em seguida, rale a maçã dentro de uma tigela. Da mesma forma, descasque e rale a cebola, o alho e o gengibre. Então, misture o shoyu, o açúcar e o suco de laranja.
2. Prepare os vegetais
Descasque a cebola, corte-a pela metade ao longo e remova a parte da raíz. Em seguida, corte a cebola longitudinalmente em fatias de cerca de 1 cm de espessura. Igualmente, corte os pimentões verdes pela metade ao longo, retire as sementes, as hastes e corte em pedaços com cerca de 2 cm de largura. Corte as folhas de repolho em pedaços de 4 cm de lado. Retire as sementes da abóbora e corte-a em fatias finas de aproximadamente 5 cm de espessura (reserve).
3. Disponha as fatias de carne de cordeiro em uma bandeja e molhe-as em ambos os lados com 4 colheres de molho.
4. Aqueça a frigideira e cubra-a com um pouco de óleo. Frite os ingredientes dividindo-os em algumas porções. Coloque um pouco da carne de cordeiro no centro da panela. Frite em fogo médio. Quando um lado da carne ficar dourada, vire-a e ponha alguns vegetais ao redor da carne de modo que eles absorvam o líquido que sai da carne. Quando os ingredientes estiverem no ponto, transfira-os para um prato. Passe-os no molho ao consumir.
Jingisukan e suas origens
A denominação do prato vem do nome de Genghis Khan, fundador e imperador do Império Mongol, que prosperou na Eurásia no século 13.
Jingisukan consiste de carne de carneiro ou cordeiro grelhada e foi criado no Japão cerca de 100 anos atrás. Até então, tanto a carne de carneiro como a de cordeiro não fazia parte da dieta japonesa. Na época, a carne de carneiro evocava imagens da Mongólia e as ovelhas que pastavam os vastos campos daquele país. Dizem que o nome “Genghis Khan” foi usado porque era ligado à Mongólia e familiar aos japoneses. Acredita-se também que o jingisukan tenha sido inspirado nos pratos chineses que usam carne de carneiro grelhada.
No final do século 19, o governo japonês incentivou a criação de ovinos para se obter lã. As pessoas também foram incentivadas a comer carne de carneiro para fazê-las crescerem e mais vigorosos. Tudo isso culminou no jingisukan. Ocasionalmente, as autoridades organizavam eventos para as pessoas provarem o prato em Tóquio e em Hokkaido, extremo norte do Japão. Em torno da década de 1930, o prato começou a se tornar familiar para muitos japoneses. Atualmente ele ainda é popular, especialmente em Hokkaido, onde há muita criação de ovinos.
No Japão, existem panelas de ferro exclusivas para o preparo do jingisukan. Elas têm a parte do centro elevada onde se põem a carne, e a parte em volta que se parece a uma aba de chapéu onde se colocam as verduras para que elas ganhem sabor com o líquido que sai da carne. Em Hokkaido, muitos lares possuem essas panelas. Jingisukan é um prato bastante original na culinária japonesa.
Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link redirecionando para o mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de Uso na Política do Site.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.