No Japão, pratos feitos a base de tempura (lê-se tempurá) ficou popularmente conhecido no período Edo. A tempura nada mais é do que uma massa especifica utilizada para empanar uma gama de alimentos, como carnes, peixes, frutos do mar, legumes e até arroz.
Dizem que a fritura com tempura chegou ao Japão através dos portugueses jesuítas. Os japoneses se rendaram à delícia, que sofreu mudanças ao longo dos tempos, adaptando-se à culinária do país onde é utilizada tanto em pratos salgados como doces.
Posteriormente, a iguaria ganhou notoriedade e hoje existem casas especializadas em tempura espalhadas por diversos países.
Diferente do tempura tradicional, os mais comuns no Japão são o tempura de camarão e o de legumes, a versão doce traz o “aisukurimu tempura”, que quer dizer ‘sorvete empanado na massa de tempura e flambado’, o que pode ser considerado uma espécie de sorvete frito, conforme é intitulado em cardápios de alguns restaurantes japoneses no Brasil.
A receita, abaixo, de sorvete frito é exclusiva do já extinto restaurante Tanaka Lagoa, no Rio de Janeiro, especializado em culinária japonesa tradicional.
Ingredientes (porção para 1 pessoa)
- 1 bola de sorvete de creme ou de baunilha
- 1 pão pequeno do tipo para “mini” cachorro quente (bisnaguinha Seven boys)
- 1 folha de papel alumínio de 20x20cm
- 1 cereja em calda e uma folha de hortelã para decorar
- Calda de caramelo para sorvete
- Óleo para fritura
Ingredientes para a massa
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 e ½ xícara (chá) de água bem gelada
- 1 ovo
Ingrediente para flambar
- 1 e ½ dose de licor (de preferência Cointreau)
Modo de preparo do pão
1. Corte o pão no sentido do comprimento, mas sem deixar que as duas bandas se separem;
2. Recheie o pão com a bola de sorvete;
3. Feche a abertura do pão modelando “cuidadosamente” com as duas mãos até formar uma bola do tamanho, aproximadamente, de uma bola de tênis;
4. Embrulhe a unidade em papel alumínio;
5. Leve ao congelador ou freezer por 12 horas ou mais. O tempo necessário para que fique totalmente congelado.
Modo de preparo geral
1. Bata o ovo com a água bem gelada e depois acrescente a farinha de trigo misturando bem para deixar a massa bem fina e livre de caroços (reserve).
2. Retire cuidadosamente o papel alumínio que envolve a “bola” de pão com sorvete, que deve estar totalmente congelada, em seguida passe-a levemente em farinha de trigo e depois na massa de tempura, que deve ser preparada pouco antes de retirar o pão com sorvete do freezer;
3. Frite-os rapidamente em uma panela ou frigideira alta com óleo bem quente, evitando que encharque de óleo;
4. Coloque a bola em um prato de sobremesa fundo e, em seguida, adicione a calda de caramelo por cima da bola e dentro do prato, mas evite colocar demasiadamente.
Modo de flambar
1. Jogue o licor em cima da bola e depois ateie fogo, de preferência com um fósforo para evitar o contato muito próximo e assim prevenir queimaduras. No entanto, a “flambagem” se inicia aos poucos quando incendeia, portanto, não explode em chamas no momento em que é ateado o fogo;
2. Espere a chama apagar naturalmente e consuma o “aisukurimu tempura” / sorvete frito logo em seguida, utilizando três talheres: colher, garfo e faca de sobremesa;
3. Depois de flambar, decore o prato com cereja e folha de hortelã, que devem ficar juntos e próximos à borda do prato.
Dicas
É possível colocar calda quente de chocolate após o fogo do flambado apagar. TUdo depende do gosto de cada um.
Restrição de uso
Receita pertence ao chef Tanaka, do extinto restaurante Tanaka Lagoa / Adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.
Atualizado em 20/07/2020.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.