Atualizado em 17/05/2024
Feito com massa de arroz, o bifum é uma variedade de macarrão muito usado na culinária japonesa. Esse macarrão difere dos outros por conta de sua espessura extremamente fina. Ele é considerado o “macarrão saudável” por não conter glúten e ser de fácil digestão.
A origem desse delicioso macarrão é chinesa, mas ele é muito popular na culinária asiática de modo geral e o Japão o adotou muito bem à sua gastronomia.
Comumente, o bifum é servido frio e muito usado em saladas, mas a receita a seguir ensina a preparar esse finíssimo macarrão na fritura, juntamente com camarões e vegetais, uma versão de bifum na culinária japonesa contemporânea.
Ingredientes (porção para duas pessoas)
- 400 g de bifum
- 400 g de camarões limpos
- 2 sachês de hondashi
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 cenoura média, em tirinhas finas
- 100 g de ervilha-torta aferventada
- 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
- suco de 1 limão
Modo de Preparo
1. Cozinhe o bifum em água fervente por 1 minuto. Escorra e passe em água corrente para esfriar (reserve);
2. Em uma tigela, coloque os camarões, tempere com o Hondashi® e deixe tomar gosto por 5 minutos;
3. Aqueça bem uma frigideira em fogo alto com o azeite e frite rapidamente os camarões, apenas para que mudem de cor. Junte a cebola, a cenoura e a ervilha e mexa. Desligue o fogo antes de os vegetais murcharem (reserve);
4. No bifum reservado, acrescente o shoyu e o suco de limão e mexa levemente;
5. Ligue o fogo novamente e misture bem o bifum com os camarões e os vegetais. Deixe no fogo apenas para aquecer e serva em seguida.
Informações gerais
Bifum em chinês significa ’’massa seca de arroz’’. O macarrão oriental é feito de uma massa finíssima, elaborada com farinha de arroz, sem qualquer produto adicional. Mediante isso, o bifum é considerado o “macarrão saudável”.
Apesar disso, o bifum não é um macarrão com valor calórico reduzido. Mas calorias não são tudo em um estilo de vida saudável, é preciso analisar outros fatores como, por exemplo, o bifum não tem glúten, o que auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo.
Além disso, esse finíssimo macarrão também atua no controle do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico, e ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo assim uma opção bem menos calórica.
Isso tudo quer dizer que ele é muito mais saudável do que as massas comuns e o macarrão instantâneo, que é rico em sódio.
O bifum tem sabor neutro, o que facilita também sua combinação com os mais variados tipos de molhos e pode até servir como salada. Aliás, ele figura em variações de saladas e misturas frias na culinária japonesa contemporânea.
Restrição de uso
Receita pertence ao Home Cooking, do jornal japonês The Asahi Shimbun / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com nome e link redirecionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na política do Site.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.