Culinária

Receita de bifum frito com camarão e vegetais

Foto: Ilustrativa / recipe.rakuten.jp

O bifum é um macarrão finíssimo feito de arroz. Ele é muito saudável por não conter glúten e fica delicioso quando é frito com camarão e vegetais.

Feito com massa de arroz, o bifum é uma variedade de macarrão muito usado na culinária japonesa. Esse macarrão difere dos outros por conta de sua espessura extremamente fina. Ele é considerado o “macarrão saudável” por não conter glúten e ser de fácil digestão.

A origem desse delicioso macarrão é chinesa, mas ele é muito popular na culinária asiática de modo geral e o Japão o adotou muito bem à sua gastronomia.

VEJA TAMBÉM

Comumente, o bifum é servido frio e muito usado em saladas, mas a receita a seguir ensina a preparar esse finíssimo macarrão na fritura, juntamente com camarões e vegetais, uma versão de bifum na culinária japonesa contemporânea.

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 400 g de bifum (macarrão de arroz)
  • 400 g de camarões limpos
  • 2 sachês de Hondashi®
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 cenoura média, em tirinhas finas
  • 100 g de ervilha-torta aferventada
  • 2 colheres (sopa) de shoyu light
  • suco de 1 limão
Modo de Preparo

1 Cozinhe o bifum em água fervente por 1 minuto. Escorra e passe em água corrente para esfriar. Reserve.

2 Em uma tigela, coloque os camarões, tempere com o Hondashi® e deixe tomar gosto por 5 minutos.

3 Aqueça bem uma frigideira em fogo alto com o azeite e frite rapidamente os camarões, apenas para que mudem de cor. Junte a cebola, a cenoura e a ervilha e mexa. Desligue o fogo antes de os vegetais murcharem (reserve)

4 No bifum reservado, acrescente o shoyu e o suco de limão e mexa levemente.

5 Ligue o fogo novamente e misture bem o bifum com os camarões e os vegetais. Deixe no fogo apenas para aquecer e serva em seguida.

Informações gerais

Bifum em chinês significa ’’massa seca de arroz’’. O macarrão oriental é feito de uma massa finíssima, elaborada com farinha de arroz, sem qualquer produto adicional. Mediante isso, o bifum é considerado o “macarrão saudável”.

Apesar disso, o bifum não é um macarrão com valor calórico reduzido. Mas calorias não são tudo em um estilo de vida saudável, é preciso analisar outros fatores como, por exemplo, o bifum não tem glúten, o que auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo.

Além disso, esse finíssimo macarrão também atua no controle do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico, e ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo assim uma opção bem menos calórica.

Isso tudo quer dizer que ele é muito mais saudável do que as massas comuns e o macarrão instantâneo, que é rico em sódio.

O bifum tem sabor neutro, o que facilita também sua combinação com os mais variados tipos de molhos e pode até servir como salada. Aliás, ele figura em variações de saladas e misturas frias na culinária japonesa contemporânea.

Restrição de uso
Receita pertence ao Home Cooking, do jornal japonês The Asahi Shimbun / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

👉 Receita atualizada em 28/10/2019.