Receita de bifum frito com camarão e vegetais

O bifum é um macarrão finíssimo feito de arroz. Ele é muito saudável por não conter glúten e fica delicioso quando é frito com camarão e vegetais.
Bifum frito com camarao Foto recipe.rakuten.jp Edicao MN

Atualizado em 27/06/2023

Feito com massa de arroz, o bifum é uma variedade de macarrão muito usado na culinária japonesa. Esse macarrão difere dos outros por conta de sua espessura extremamente fina. Ele é considerado o “macarrão saudável” por não conter glúten e ser de fácil digestão.

A origem desse delicioso macarrão é chinesa, mas ele é muito popular na culinária asiática de modo geral e o Japão o adotou muito bem à sua gastronomia.

Comumente, o bifum é servido frio e muito usado em saladas, mas a receita a seguir ensina a preparar esse finíssimo macarrão na fritura, juntamente com camarões e vegetais, uma versão de bifum na culinária japonesa contemporânea.

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 400 g de bifum
  • 400 g de camarões limpos
  • 2 sachês de hondashi
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 cenoura média, em tirinhas finas
  • 100 g de ervilha-torta aferventada
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja (shoyu)
  • suco de 1 limão
Modo de Preparo

1. Cozinhe o bifum em água fervente por 1 minuto. Escorra e passe em água corrente para esfriar (reserve);

2. Em uma tigela, coloque os camarões, tempere com o Hondashi® e deixe tomar gosto por 5 minutos;

3. Aqueça bem uma frigideira em fogo alto com o azeite e frite rapidamente os camarões, apenas para que mudem de cor. Junte a cebola, a cenoura e a ervilha e mexa. Desligue o fogo antes de os vegetais murcharem (reserve);

4. No bifum reservado, acrescente o shoyu e o suco de limão e mexa levemente;

5. Ligue o fogo novamente e misture bem o bifum com os camarões e os vegetais. Deixe no fogo apenas para aquecer e serva em seguida.

Informações gerais

Bifum em chinês significa ’’massa seca de arroz’’. O macarrão oriental é feito de uma massa finíssima, elaborada com farinha de arroz, sem qualquer produto adicional. Mediante isso, o bifum é considerado o “macarrão saudável”.

Bifum com camarão e vegetais | © Sabores Ajinomoto
Bifum com camarão e vegetais | ©Sabores Ajinomoto

Apesar disso, o bifum não é um macarrão com valor calórico reduzido. Mas calorias não são tudo em um estilo de vida saudável, é preciso analisar outros fatores como, por exemplo, o bifum não tem glúten, o que auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo.

Além disso, esse finíssimo macarrão também atua no controle do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico, e ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo assim uma opção bem menos calórica.

Isso tudo quer dizer que ele é muito mais saudável do que as massas comuns e o macarrão instantâneo, que é rico em sódio.

O bifum tem sabor neutro, o que facilita também sua combinação com os mais variados tipos de molhos e pode até servir como salada. Aliás, ele figura em variações de saladas e misturas frias na culinária japonesa contemporânea.

Restrição de uso
Receita pertence ao Home Cooking, do jornal japonês The Asahi Shimbun / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na política do Site.

Total
226
Shares
Previous Article
Porta de carro IN TIME TOUR Foto Creative Commons

Emprego no Japão: Vagas em fábrica de auto em Aichi; até ¥1.875/h

Next Article
Incendio em estudio em Kyoto deixa 33 mortos Foto Reproducao Asahi Shimbun

incêndio em estúdio de animação no Japão deixa 33 mortos e 36 feridos

Related Posts