Culinária

Aprenda a preparar sashimi à moda tradicional japonesa

Foto: Sushi Song.jp

Existem três segredos na arte de preparar um bom sashimi, e um deles é o estado do peixe, que é de suma importância estar fresco.

Sashimi é um dos principais pratos da culinária japonesa preparados sem qualquer cozimento, ou seja, totalmente cru, e que tem como principais ingredientes peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos com algum tipo de molho, geralmente shoyu (molho de soja), pasta de wasabi, condimentos como gengibre e guarnições simples, tais como vegetais crus – comumente cortados em tiras.

Segredos de sashimi de peixe

Existem três segredos na arte de preparar um bom sashimi: o primeiro é sobre o estado do peixe, que é de suma importância estar fresco; o segundo é sobre o corte do peixe, que deve ser feito sempre da esquerda para a direita, com a faca em diagonal; o terceiro, trata-se da faca, que deve estar bem afiada e, de preferência, que seja uma apropriada para o corte de sashimi.

No Japão, um jogo de facas para o uso de sushi-man (profissional especializado em pratos japoneses à base de peixes crus e crustáceos em geral) pode chegar a custar mais de 20 mil dólares.

Entretanto, a boa notícia é que no Brasil já existem empresas que fabricam estas facas especiais com ótimo preço e boa qualidade.

Agora, com os três segredos revelados, é só pegar uma faca bem afiada para começar a preparar um bom sashimi.

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 1 kg de peixe já cortado em filé, com espessura grossa, à escolher entre: atum (peixe vermelho), salmão (apesar da cor alaranjada, pertence a classe dos peixes brancos), namorado ou dourado (peixe branco).
  • metade de um nabo grande
  • gengibre em conserva
  • wasabi (espécie de raiz forte) em pó (para preparar) ou em pasta já pronta
  • molho de soja (shoyu)
  • pepino japonês e salsa crespa para decorar
Modo de preparo

1 Descasque e corte o nabo em tiras bem fininhas. Em uma peneira, coloque as tiras e lave em corrente delicadamente. Depois deixe escorrer e reserve.

2 Corte o peixe no sentido da esquerda para a direita com a faca na diagonal em uma inclinação de cerca de 60 graus. A espessura do corte para as fatias não devem ultrapassar de 1 centímetro. O comprimento ideal é entre 5 e 7 centímetros, mas a altura dependerá da espessura do  filé de peixe, portanto, quanto maior o peixe, melhor será para determinar o tamanho das fatias.

Arrumação do prato

1 O nabo pode ser espalhado por todo o prato ou colocado em formato de tufos

2 Arrume as fatias de peixe em fileira. Separa as fileiras por variedade de peixe.

3 Coloque uma bola pequena de wasabi no canto do prato, evitando deixar entrar em contato com o peixe

4 Decore o prato com o pepino cortado e a salsa crespa

5 O shoyu e o gengibre devem ser servidos separadamente

6 A arrumação, no entanto, pode ser ao seu gosto, portanto, seja criativo(a).

Veja, abaixo, fotos com algumas sugestões de arrumação:

Sashimi variado (Foto: Daishi Naruse) Todos os direitos reservados. Size: 900x550 / Foto atualizada em 05/01/2016.
Foto: Daishi Naruse
Foto: Cardinal Sushi
Foto: Freepik Images
Foto: Sushi a La Carte
Foto: Sasa Izakaya
Foto: Gurunavi.jp
Foto: Sushi Song.jp
Sashimi variado | Foto: Maria Rosa / Mundo-Nipo
Dicas

Procure sempre passar o sashimi primeiro no shoyu antes de passar no wasabi, assim evitará que o sabor picante e forte do wasabi inunde o shoyu. Também é aconselhável não passar o gengibre no shoyu, conforme hábitos de ocidentais, pois o gengibre é especifico para limpar as impurezas do paladar e da garganta, permitindo eliminar o sabor do alimento anterior e realçar o paladar do alimento seguinte.

Confira abaixo um vídeo com o chef Hiroyuki Terada, que ensina a cortar três variedades de peixes:

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para o mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.