Culinária

Receita de horenso no ohitashi: espinafre à moda japonesa

Ohitashi | Foto: Mikeko.jp

Horenso no ohitashi e um clássico da culinária japonesa. O prato é delicioso e muito sausável, além de ser uma ótima opção de comida vegana.

Horenso no ohitashi é um prato clássico da culinária japonesa, que tem como base o espinafre. Repleta de minerais, ferro e fibra, a iguaria é um ótimo complemento para qualquer dieta.

O espinafre preparado desta maneira é bem simples, mas incrivelmente saboroso, além de ser uma ótima opção de comida vegana.

Veja, abaixo, uma receita de espinafre publicada na página de culinária do canal online da emissora pública japonesa NHK.

Ingredientes (porção para 4 pessoas)
  • 300g de espinafre fresco
  • 3 colheres (sopa) de sementes de gergelim tostadas
  • nori (alga marinha desidratada) – quantidade a gosto
  • katsuobushi (lascas de peixe seco) – quantidade a gosto
  • molho de soja (shoyu) – quantidade a gosto
Modo de preparo

1 Ferva o espinafre até ele ficar murcho, mas não totalmente cozido. Retire da água quente e o esfrie por alguns minutos em água gelada e depois sacuda bem para retirar o excesso. Em seguida, corte em pedaços com cerca de 3cm de cumprimento.

2 Aperte o espinafre com as mãos para retirar o excesso de água e depois separe as folhas.

3 Divida as folhas em dois montinhos e coloque-as em travessas separadas no momento de servir.

4 Esmague o nori em pequenos pedaços e jogue por cima de um dos montinhos separados nas travessas. No outro montinho, coloque as lascas de peixe seco. Em seguida, acrescente o molho de soja e as sementes de gergelim.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN).  É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN (com link direcionando para mundo-nipo.com). Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

👉 Receita atualizada em 18/10/2019.