Do Mundo-Nipo
No confronto entre os dois mais resilientes tenistas do circuito mundial, o japonês Kei Nishikori viu premiada a sua maior resistência para superar o favoritismo do espanhol David Ferrer, número cinco do mundo, garantindo assim, neste sábado (10), sua vaga na final do Masters 1000 de Madri, na qual enfrentará outro tenista da casa, o número um do mundo Rafael Nadal.
Com a vitória na véspera, quando derrotou o também espanhol Feliciano Lopez nas quartas de final, Nishikori garantiu que será o primeiro japonês a figurar entre os dez melhores do ranking da ATP.
Em jogo eletrizante, o japonês de 24 anos precisou de quase três horas para superar Ferrer por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (5), 5-7 e 6-3, evitando assim uma decisão 100% espanhola.
Ferrer falhou em momentos decisivos, mas a sua determinação permitiu-lhe ganhar o segundo set, depois de salvar um match-point.
Nishikori recebeu, por duas vezes, tratamento nas costas, mas nunca deixou de procurar ganhar os pontos e, no set decisivo, chegou a 5-3 com 40-0, só que a ansiedade o traiu. O japonês desperdiçou nada menos do que nove match-points e salvou quatro break-points antes de concluir o duelo de 2h55 em que foram disputados 233 pontos.
Exausto e com dores nas costas, o japonês nem teve forças para celebrar a quarta vitória consecutiva sobre adversários do top 10.
Mais cedo, Nadal teve um jogo bem mais tranquilo, derrotando por 6-4 e 6-3 o compatriota Roberto Bautista, 45º colocado do ranking da ATP, em 1h43.
O líder do ranking, que busca o tetracampeonato na capital espanhola, chega à final de número 90 em sua carreira, enquanto Nishikori está vivendo uma grande fase no saibro espanhol, já que há duas semanas conquistou o torneio de Barcelona.
Resta saber em que condição tanto física como emocional Nishikori irá se apresentar na sua primeira final do Masters 1000 de Madri, e ainda diante de um Nadal descansado e totalmente motivado. O espanhol busca superar a decepção dos dois últimos torneios que disputou no saibro, seu piso predileto, quando foi eliminado nas quartas de final em Monte Carlo e Barcelona.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.