Do Mundo-Nipo
O japonês Kei Nisikori já havia conquistado outros quatro títulos na carreira, mas no domingo, final do ATP 500 de Barcelona, ele levantou pela primeira a taça de campeão no saibro. O tenista número 1 do Japão passou facilmente pelo colombiano Santiago Giraldo, com duplo 6/2, em 1h13 de jogo.
Com a conquista na terra batida catalã, Nishikori vai ganhar cinco colocações no ranking e ficará novamente perto do inédito top 10, ocupando a 12ª posição. No ano passado, o japonês chegou a estar ainda mais próximo de tal faixa quando ocupou o posto de 11º do mundo.
O tenista japonês de 24 anos encerrou a hegemonia espanhola em Barcelona nos últimos anos, tornando-se também o primeiro asiático a capturar o título do torneio catalão. Desde 2002, com o argentino Gastón Gaudio, apenas atletas da casa haviam conquistado o título do torneio. Destes 11 troféus seguidos, oito foram do atual número 1 do mundo, Rafael Nadal.
Cabeça de chave número 4, Nishikori começou levando um susto e perdeu os dois primeiros games da partida. Contudo, depois disso só deu ele no set inicial, partindo para uma arrancada de seis games seguidos, com direito a três quebras para cima de Giraldo.
A sequência de games aumentou e chegou a oito, uma vez que Nishikori venceu os dois primeiros do segundo set. O japonês ainda anotou mais uma quebra, no quinto game, para ampliar ainda mais a vantagem na parcial. Ele manteve a dianteira até o fim e no terceiro match-point selou a vitória.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.