Do Mundo-Nipo
Mao Asada, estrela da patinação artística do Japão, anunciou nesta segunda-feira (19) que não vai participar das competições na próxima temporada. Segundo a mídia japonesa, a estrela afirma que está “interrompendo momentaneamente” a carreira para poder descansar e pensar sobre seu futuro.
Durante um coletiva de imprensa, realizada no inicio da tarde desta segunda-feira (hora local), em Tóquio, Asada disse que vai usar esse tempo [de descanso] para decidir se irá ou não encerrar a sua gloriosa carreira de patinadora artística.
“Eu quero pensar cuidadosamente sobre o que fazer daqui a um ano. Eu ainda não decidi se realmente irei me aposentar”, disse a atleta.
Mao Asada, de 23, é conhecida por ser a única patinadora na atualidade a conseguir executar o dificílimo salto “triple axel”, no qual o atleta dá três voltas e meia no ar – considerado pela maioria dos patinadores como um dos mais difíceis. Antes de Asada, o salto era apenas executado por patinadores do sexo masculino.
A atleta vem contribuindo para a patinação artística japonesa por quase dez anos. Asada foi meda medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Vancouver, em 2010. No campeonato mundial em março, a habilidosa patinadora obteve seu terceiro título mundial, um recorde na patinação artística japonesa.
Ela também competiu nos Jogos Olímpicos de Sochi este ano, com a meta de fazer sua melhor apresentação no que seria o ponto máximo da sua carreira. Entretanto, terminou numa frustrante 16ª posição no programa curto. Mas conseguiu subir até a 6ª posição com uma esplêndida performance no programa livre.
(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)
*Esta notícia foi corrigida no quarto parágrafo. A explicação sobre a execução do salto “triple axel” estava equivocada. Antes, detalhava que o salto consiste em três voltas completas, enquanto que o certo são três voltas e meia no ar.
Para mais detalhes sobre patinação artística, visite o site Patinação no Gelo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.