Japão conquista 4ª medalha de ouro e domina o Mundial de Judô

O desempenho dos japoneses impressiona. Foram disputadas até agora seis categorias no mundial, com quatro ouros e um bronze do Japão.

Do Mundo-Nipo com Agências

O Japão conquistou nesta quarta-feira (27) mais duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado na Rússia, em Chelyabinsk. Até agora, o Japão faturou quatro medalhas de ouro em sei categorias disputadas até o momento na competição, mostrando assim que o país segue como a principal potência mundial no esporte.

 

Nae Udaka e Riki Nakaya (Foto: Judô World Championship 2014)
Nae Udaka e Riki Nakaya (Foto: Judô World Championship 2014)

 

Foram duas categorias disputadas neste terceiro dia de competição, ambas vencidas por judocas japoneses. Na categoria até 73kg para homens, Riki Nakaya assegurou o ouro após uma vitória por ippon sobre o norte-coreano Kuk Hyon Hong com 3min26 de luta na final. Assim, o japonês conquistou o seu segundo título mundial – já havia sido campeão em 2011. Além disso, Nakaya foi medalhista de prata na Olimpíada de 2012, em Londres.

As medalhas de bronze ficaram com Musa Mogushkov, da Rússia, e Victor Scvortov, dos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro Alex Pombo foi eliminado na sua estreia pelo belga Dirk van Tichelt.

A japonesa Nae Udaka, 13ª do mundo, faturou a medalha de ouro na categoria até 57kg ao derrotar no golden score a portuguesa Telma Monteiro, 11ª. Em uma luta muito equilibrada e com um shido para cada lado, a japonesa venceu com 1min09s de desempate, após a adversária ser desclassificada por um golpe irregular (catada de perna). O pódio ainda teve a holandesa Sanne Vehagen, que venceu a mongol Sumiya Dorjsuren por yuko.

O desempenho dos japoneses impressiona, pois, até esta quarta-feira, foram disputadas seis categorias no Mundial, com quatro ouros de judocas do Japão, que também conquistaram uma medalha de bronze. Assim, os japoneses já igualaram o desempenho do Mundial de 2013, no Rio, quando conquistaram quatro títulos – sendo três entre os homens e um no torneio por equipes para mulheres.

O Mundial de Judô prossegue nesta quinta-feira com a disputa da categoria meio-médio: mulheres até 63kg e homens até 81kg.

Quadro geral de medalhas:

País                    Ouro  Prata  Bronze  Total
Japão                      4      0       1      5
Mongólia                   1      0       0      1
IJF*                       1      0       0      1
Rússia                     0      2       3      5
Argentina                  0      1       0      1
Coreia do Norte            0      1       0      1
Portugal                   0      1       0      1
Romênia                    0      1       0      1
França                     0      0       2      2
Brasil                     0      0       1      1
Cuba                       0      0       1      1
Emirados Árabes Unidos     0      0       1      1
Geórgia                    0      0       1      1
Holanda                    0      0       1      1
Ucrânia                    0      0       1      1

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar cai ante o iene e outras divisas com expectativa de indicadores dos EUA

Next Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa 0,31%

Related Posts