Futebol: Japão conquista título inédito da Copa do Leste Asiático

Com dois gols de Yoichiro Kakitani, o Japão conquistou o título ao bater a Coreia do Sul por 2 a 1 neste domingo.

Do Mundo-Nipo

A seleção japonesa conquistou seu primeiro título da Copa do Leste Asiático ao bater a seleção da Coreia do Sul por 2 a 1, na final da competição neste domingo (28), informou a agência Kyodo.

 

Japão conquista o título da East Asian Cup (Foto: Jiji Press / Reprodução)
O técnico Alberto Zaccheroni comemorando com sua equipe a conquista do título inédito (Foto: Jiji Press / Reprodução)

 

A estrela do Cerezo Osaka, Yoichiro Kakitani, que já tinha aberto o placar aos 25 minutos da etapa inicial, levou os ‘Samurais Azuis’ a vitória e ao título inédito após marcar o segundo faltando apenas cinco minutos para o término da partida.

A equipe do italiano Alberto Zaccheroni foi para a “decisão” contra os donos da casa com a mesma escalação da partida de 3 a 3 contra a China. Todos os onze titulares da segunda rodada ficaram de fora. E o goleiro do Vegalta Sendai, Takuto Hayashi, foi o único a não entrar ter participado de nenhum jogo.

Quem estava de olho neste último confronto do torneio era a China, que havia vencido a Austrália por 4 a 3 em partida realizada poucas horas antes e poderia sair com o título caso os japoneses e sul-coreanos terminassem empatados em 0 a 0. Se o placar final fosse 1 a 1, a decisão seria pelo número de cartões amarelos, pois os japoneses e chineses ficariam iguais em todos os critérios. Já um empate a partir de 2 a 2 daria o título ao Japão, que também levariam a taça com qualquer vitória. Os anfitriões tinham uma missão mais difícil porque precisavam vencer com pelo menos dois gols de diferença, enquanto um resultado pelo placar de 1 a 0 ou 2 a 1 daria o bicampeonato à China.

A grande rivalidade e ressentimento que existe por parte dos sul-coreanos com os japoneses foi manifestada com vaias durante o hino nacional do Japão e até uma faixa na torcida local que dizia: “Não há futuro se você esquece o passado do seu país”.

O Estádio Olímpico Jamsil recebeu o maior público do torneio e, assim como nos jogos anteriores, os donos da casa adotaram uma postura ofensiva e se impuseram em campo desde o início.

Apesar do domínio inicial, o ataque sul-coreano não levou perigo à meta de Nishikawa. O Japão não conseguia contra-atacar, mas aproveitou assim que teve a primeira oportunidade, com Morishige cortando um lançamento dentro da área japonesa. A bola sobrou para Aoyama, que mandou um passe longo e encontrou Kakitani. O atacante superou a linha de impedimento e finalizou no canto, abrindo o placar aos 25 minutos da etapa inicial.

O ataque sul-coreano sofria com a falta de criação de jogadas. Mas bastou um descuido da marcação japonesa para acontecer um chute bem colocado de fora da área disferido por Yun Il-Lok. Uma conclusão sensacional do meio-campo que levou a Coreia do Sul ao empate aos 33 minutos de jogo, um momento de brilho que não se repetiu no resto da partida.

O empate de 1 a 1 deixava o Japão em igualdade com a China em todos os critérios, mas os Samurais tinham a vantagem de ter menos cartões amarelos. Haraguchi, Aoyama e Makino foram advertidos nesta partida, o que significava que os japoneses tinham um total acumulado de seis cartões, apenas um a menos que os chineses, o que resultou em um jogo dramático para o Japão, porque mais um cartão amarelo levaria a decisão do para o sorteio, e um gol sofrido daria o título para a China. No final, nada disso importou, pois a grande jogada de Haraguchi nos acréscimos deu a oportunidade para Kakitani marcar após o rebote.

Yoichiro Kakitani jogou apenas duas partidas, mas se destacou em ambas. Nos 183 minutos em que esteve em campo, o Japão balançou as redes cinco vezes e o astro do Cerezo Osaka contribuiu com três gols e uma assistência. Ao fim da Copa do Leste Asiático e do título inédito dos Samurais Azuis, não há dúvidas que Kakitani é quem está mais perto de garantir um lugar na seleção principal para a Copa de 2014 no Brasil.

O Japão terminou o torneio com sete pontos, dois à frente da China. O resultado aliviou um pouco a dor após a seleção feminina ter sido derrotada por 2 a 1 pela Coreia do Sul no sábado, deixando escapar o terceiro título consecutivo do torneio.

 

Resultados finais da Copa do Leste Asiático:

PPaísPJVEDGPGCSG
Japão73210862
China53120761
Coreia do Sul2302112-1
Austrália1301257-2

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Atualização: 87 mulheres passam mal em show de grupo pop japonês

Next Article

Pessoas com problemas de pele após uso cosméticos Kanebo são examinadas

Related Posts