Shinzo Abe defende reforma da Constituição do Japão em 2019

Abe pretende derrubar oficialmente o artigo 9 da Constituição japonesa, na qual proíbe o país de usar seu exército para resolver disputas internacionais.
Shinzo Abe | Foto: Arquivo / Marco Garcia/AFR
©Marco Garcia/AFR

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reafirmou seu compromisso em fazer emendas constitucionais neste ano fiscal, uma medida que visa, principalmente, derrubar o artigo 9 de sua Constituição pacifista que foi redigida pelos aliados após a rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial. Tal artigo proíbe o país asiático de usar suas forças militares para resolver guerras/disputas internacionais.

Em declarações feitas durante uma festa de Ano Novo organizada ontem (6) por apoiadores em seu distrito eleitoral, na cidade de Shimonoseki, província de Yamaguchi, o premiê japonês lembrou que 2019 será o último ano da atual era japonesa, chamada Heisei, já que o imperador Akihito deve abdicar ao trono no final de abril.

Abe afirmou que deseja olhar para além da era Heisei – era atual do governo do Imperador Akihito – por meio da implementação da reforma constitucional e outras iniciativas.

Ele disse ainda que espera um progresso tangível nas negociações para o tratado de paz com a Rússia. Segundo o premiê, a questão se tornou crítica e ele está determinado a trabalhar com o presidente russo, Vladimir Putin, de forma a chegar a um acordo.

A questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte foi citado por Abe. Ele disse que “a resolução do problema [encontrar o restante dos cidadãos sequestrados] é um grande dever de seu governo.

O líder japonês também falou acerca de uma recente revisão da lei de controle imigratório que permitirá a entrada de mais trabalhadores estrangeiros a partir de abril.

Saiba mais
» Japão abrirá 100 centros de apoio a trabalhadores estrangeiros
» Japão aprova lei que abre entrada a estrangeiros com baixa qualificação

Segundo Abe, o governo irá limitar o número de tais trabalhadores e a duração de sua estadia no país.

“Tal política [nova lei de imigração] não trata da aceitação de imigrantes, mas sim a de manter um ciclo positivo na economia”, afirmou ele.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Eclipse solar no Japao em janeiro de 2019 em Toquio Kyodo 01

Veja fotos do primeiro eclipse solar no Japão em 2019

Next Article
Terremoto de 6.4 atinge sul do Japao em 08 01 19 JMA

Sul do Japão é atingido por forte terremoto de magnitude 6,4

Related Posts