Culinária

Receita de Omurice, a omelete japonesa

Omurice (Foto: Stockvalt)

Omurice é um prato japonês com influência ocidental, que combina omelete, arroz, frango e ketchup.

O omurice (omu-rice em japonês) é uma espécie de omelete recheado com arroz e frango. A Iguaria foi introduzida na culinária japonesa há cerca de um século, quando a gastronomia ocidental começou a ser difundida pelo Japão.

Muito popular entre as crianças, o prato é considerado a omelete japonesa e existem várias versões por conta dos muito recheios, que varia de acordo com a região.

O mais tradicional, contudo, é o recheio de arroz com frango temperado com ketchup, versão da receita a seguir.

Ingredientes (para 4 porções)

Ingredientes para preparar omurice (Foto: NHK)

600 g de arroz cozido
1/2 de cebola (120 g)
120 g de carne de frango sem pele
30 g de manteiga
1/2 xícara de ketchup (100 ml)
6 ovos
40 ml de óleo vegetal
sal (quantidade a gosto)
pimenta do reino (quantidade a gosto)
ketchup extra para colocar sobre a omelete (quantidade a gosto)

Modo de preparo

1 Pique a cebola em pedaços de 1 cm por 1 cm.

2 Corte a carne de frango em pedaços do mesmo tamanho que a cebola e salpique-a com um pouco de sal e pimenta do reino.

3 Derreta a manteiga numa frigideira e frite a cebola em fogo baixo até que ela fique macia. Adicione o frango e frite até que a carne fique cozida. Coloque o ketchup e mexa bem.

Recheio do omurice (Foto: NHK)

4 Desligue o fogo e adicione o arroz cozido e quente. Use uma colher de pau para mexer o arroz, tomando cuidado para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

5 Ligue novamente o fogo e frite o arroz em fogo médio. Tempere com sal e pimenta. Divida a mistura de arroz em 4 porções. Coloque cada porção em um prato e dê-lhe uma forma amendoada usando um filme plástico.

6 Quebre os ovos em uma tigela, retire a parte esbranquiçada (calaza) em volta das gemas. Tempere com sal e bata com um garfo. Divida o ovo batido em quatro porções.

7 Aqueça uma frigideira pequena (de cerca de 20 cm de diâmetro) em fogo médio. Adicione 2 colheres de chá de óleo vegetal e espalhe-o por toda a frigideira. Coloque uma porção de ovo batido. Misture rapidamente uma ou duas vezes com um garfo. Em seguida, levante a frigideira a uma altura de cerca de 10 cm do fogo e faça com que o ovo batido se espalhe uniformemente. Quando o ovo estiver frito, desligue o fogo. Coloque uma porção de arroz no centro da omelete.

Omurice (Foto: NHK)

8 Use um garfo para levantar as bordas da omelete, primeiro de um lado e depois de outro, de modo a cobrir o arroz. Comece do outro lado da frigideira e faça o mesmo com a parte da frente.

9 Coloque um prato sobre a frigideira e vire a omelete sobre ele. Acerte a forma e sirva com um pouco de ketchup sobre a omelete.

Dicas e informações

O omu-rice se originou no Japão, mas é uma iguaria com influencia ocidental, uma combinação de omelete, um prato típico da cozinha francesa, e arroz com frango temperado com ketchup.

Diz-se que o omu-rice já existe há cerca de um século, quando a culinária ocidental se difundiu pelo Japão. Nessa época, fazia somente 50 anos que o Japão havia aberto seus portos para o mundo. As pessoas adaptaram comidas ocidentais aos gostos japoneses e vários pratos foram criados, entre eles, o omu-rice. Acredita-se que ele tenha sido planejado por restaurantes de estilo ocidental no Japão, que ofereciam pratos a preços razoáveis voltados à massa.

Existem várias teorias a respeito de onde este prato teria aparecido pela primeira vez. Uma delas é que ele surgiu como uma refeição para o pessoal que trabalhava num restaurante em Tóquio.

Contam que a iguaria foi criada para que os cozinheiros ocupados pudessem comer com uma mão segurando uma colher, deixando a outra mão livre para cuidar das panelas no fogo.

Outra teoria é que o prato teve origem num restaurante em Osaka. Diz-se que o estabelecimento teria feito arroz frito com cebola e cogumelos envolvido numa omelete e ofereceu aos seus fregueses. Teve tanto sucesso que se tornou um item fixo no cardápio.

Teorias à parte, o prato caiu nas graças dos japoneses, tornando-se ainda muito popular entre as crianças. Adultos também adoram a iguaria, tanto que existem vários restaurantes especializados em omu-rice em várias regiões do Japão.

O omu-rice aparece em numerosas versões como, por exemplo, arroz coberto com uma omelete suave com a parte interna meio mole, e cobertura de demi-glacê, um molho clássico da gastronomia francesa.

*Restrição de uso: receita e informações fornecidas pelo Canal NHK World Japan.

Comentários