Atualizado em 21/09/2023
O gyudon é uma refeição muito popular entre os japoneses. Basta dizer que, no Japão, existe um grande número de restaurantes e cadeias de fast food especializados no prato, que tem como base o arroz, coberto com carne bovina e cebola cozidos em um molho levemente adocicado.
Para preparar esse prato típico da culinária japonesa, você pode usar quase todos os tipos de carne e também outros ingredientes, tais como shichimi (pimenta japonesa ralada) e qualquer tipo de legumes desde que sejam consistentes.
O gyudon também pode ser coberto com um ovo cru e ainda ser acompanhado pela tradicional sopa de missô, popularmente chamada de misoshiru (brasileiros escrevem missoshiru ou missoshiro).
A receita a seguir leva cobertura de carne bovina, cebola, gengibre vermelho em picles, alguns condimentos e açúcar. A combinação dá um gosto levemente adocicado e, ao mesmo tempo, picante.
Ingredientes (porções para 4 pessoas)
- 500g de cebola
- 1 xícara de chá (200ml) de vinho branco
- ½ xícara de chá (100ml) de água
- 500g de contra filé cortados em pedaços pequenos (cortes em tiras e não em cubos)
- ¾ de xícara de chá (150ml) de molho de soja
- ¾ de xícara de chá (150ml) de sake mirin
- 4 colheres de sopa de açúcar refinado
- 600g de arroz japonês cozido (receita de “Gohan – Arroz japonês“)
- Gengibre vermelho em picles (beni shoga) a gosto
Modo de preparo
1. Descasque as cebolas e as corte pela metade no sentido longitudinal e, em seguida, corte-as ao meio aos pedaços em forma de meia-lua, com cerca 1cm de espessura;
2. Em uma caçarola de tamanho médio, ferva a água e o vinho em fogo médio. Acrescente a carne e cozinhe em fogo brando por alguns minutos, tirando a espuma do caldo à medida que ela vai se formando. Adicione o molho de soja, o sake mirin e o açúcar. Cubra com papel-alumínio (ver dica sobre cozimento no final da receita) e cozinhe por alguns minutos;
3. Retire o papel-alumínio, acrescente as cebolas e cozinhe novamente até que elas fiquem transparentes e macias;
4. Coloque o arroz cozido, ainda quente, em quatro tigelas. Adicione a carne e as cebolas por cima e acrescente um pouco do caldo sobre cada tigela e, em seguida, enfeite com um pouco de gengibre vermelho com picles, a gosto.
Dicas
Geralmente se usa uma panela especial com tampa de madeira de circunferência menor que a da panela ou simplesmente pode ser usado uma tampa “especial” de madeira numa caçarola simples.
A finalidade é para que a tampa fique mais próxima da comida, o que diminui o volume do líquido no cozimento, deixando somente o necessário para concentrar o sabor dos ingredientes.
Segundo a chef Harumi Kurihara, atualmente, muitas pessoas utilizam o papel-alumínio, inclusive no Japão, em vez da panela própria ou somente a tampa especial de madeira. O importante é “tampar bem” a comida dentro da caçarola, seja com tampa de madeira ou com papel alumínio.
Restrição de uso
Receita pertence à Maria Rosa, do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.