Atualizado em 07/10/2023
O shimeji batayaki, ou shimeji com acelga, é um prato refogado próprio da culinária japonesa contemporânea. Além de extremamente saboroso, ele tem várias vantagens, uma vez que é fácil de preparar e ser levíssimo, contendo apenas 150 calorias. O prato também uma ótima opção de comida vegana.
Versão light do Shimeji Batayaki
Ingredientes (porção generosa para uma pessoa)
- 200 g de cogumelo shimeji
- 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
- ½ xícara (chá) de salsa (salsinha)
- 3 folhas de acelga
- 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
- 1 colher (sobremesa) de saquê mirin (saquê culinário japonês)
- 1 colher (sopa) de óleo de girassol
Modo de preparo
1. Lave o shimeji, retire os talos do meio, e divida os tufos;
2. Aqueça uma frigideira e coloque o óleo de girassol;
3. Após aquecer o óleo ou derreter a margarina, acrescente o shimeji e mexa por 1 minuto, em seguida coloque a água;
4. Quando a água começar a evaporar, adicione a cebolinha, a salsa e o shoyu;
5. Deixe cozinhando até que o shimeji fique macio e, em seguida, adicione as folhas de acelga. Misture tudo levemente e deixe cozinhar por mais dois minutos;
6. Retire do fogo e sirva quente.
Informações
O shimeji é um cogumelo comestível originário da Ásia, onde é cultivado e consumido em alta escala por japoneses e chineses. Rico em vitamina B12, o shimeji possui níveis nutricionais elevados e baixo índice calórico, o que o torna ideal para dietas.
Além disso, especialistas indicam o shimeji como altamente eficaz na prevenção de vários tipos de câncer e também como grande redutor do colesterol ruim (colesterol LDL).
Um prato à base de shimeji pode ser considerado extremamente saudável. O alimento soma apenas 70 calorias, em média, para uma porção generosa de 200 gramas.
Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, a vantagem deste maravilhoso cogumelo é o seu sabor intenso, que aciona uma espécie de centro de recompensa ao sistema nervoso, mandando uma mensagem de saciedade ao cérebro.
“Consumir pratos à base de shimeji faz bem ao paladar e a saúde”, destaca a nutricionista.
Restrição de uso
A receita pertence ao Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.