Culinária

Receita de shimeji batayaki: shimeji refogado com acelga

Foto: Hisato Nakajima

Shimeji Batayaki é um prato típico da culinária japonesa. Além de muito saboroso e altamente nutritivo, ele é light porque contém baixíssima caloria.

O shimeji é um cogumelo comestível originário da Ásia, onde é cultivado e consumido em alta escala por japoneses e chineses. Rico em vitamina B12, o shimeji possui níveis nutricionais elevados e baixo índice calórico, o que o torna ideal para dietas.

Além disso, especialistas indicam o shimeji como altamente eficaz na prevenção de vários tipos de câncer e também como grande redutor do colesterol ruim (colesterol LDL).

Um prato à base de shimeji pode ser considerado extremamente saudável. O alimento soma apenas 70 calorias, em média, para uma porção generosa de 200 gramas.

Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, a vantagem deste maravilhoso cogumelo é o seu sabor intenso, que aciona uma espécie de centro de recompensa ao sistema nervoso, mandando uma mensagem de saciedade ao cérebro.

“Consumir pratos à base de shimeji faz bem ao paladar e a saúde”, destaca a nutricionista.

Veja, a seguir, uma versão light do Shimeji Batayaki, ou shimeji com acelga, um prato tradicional da culinária japonesa. A receita é de fácil preparo, contendo apenas 150 calorias. É também uma ótima opção de comida vegana.

Ingredientes (porção generosa para uma pessoa)
  • 200 g de cogumelo shimeji
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
  • ½ xícara (chá) de salsa (salsinha)
  • 3 folhas de acelga
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher (sobremesa) de saquê mirin (saquê culinário japonês)
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
Modo de preparo

1 Lave o shimeji, retire os talos do meio, e divida os tufos.

2 Aqueça uma frigideira e coloque o óleo de girassol

3 Após aquecer o óleo ou derreter a margarina, acrescente o shimeji e mexa por 1 minuto, em seguida coloque a água.

4 Quando a água começar a evaporar, adicione a cebolinha, a salsa e o shoyu.

5 Deixe cozinhando até que o shimeji fique macio e, em seguida, adicione as folhas de acelga. Misture tudo levemente e deixe cozinhar por mais dois minutos.

6 Retire do fogo e sirva quente

Restrição de uso
A receita pertence ao Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

👉 Receita atualizada em 06/11/2019.