Culinária

Receita de Oden, o cozido japonês

Oden (Foto: Japan Centre)

Oden é um prato tradicional da culinária japonesa e tem como base legumes, carne, peixe e/ou frutos do mar (entre outros), tudo cozido em shoyu e dashi.

Atualizado em 22/04/2019

Oden é um prato tradicionalíssimo da culinária japonesa e próprio para ser consumido em dias frios. A iguaria é comumente chamada de “cozido japonês” pelos ocidentais, principalmente os brasileiros. O prato consiste em uma mistura de legumes, ovos, carne, peixe e até frutos do mar, tudo cozido em shoyu (molho de soja) e dashi (tempero de peixe).

Oden é muito nutritivo e sua consistência consegue satisfazer o maior dos apetites, tendo ainda a vantagem de possuir poucas calorias por ser um alimento com ingredientes que facilitam a digestão.

Os ingredientes usados em seu preparo variam dependendo de cada região do Japão. O modo de preparo mais comum leva daikon (nabo japonês), cabotya (abóbora japonesa), cenoura, batata inglesa, tofu (queijo de soja), shitake (variedade de cogumelo japonês), ovos cozidos, frango, carne bovina, carne de porco, peixe, polvo, entre outros.

Para que você possa saborear esse popular prato japonês, selecionamos uma receita de fácil preparo. Confira a seguir:

Ingredientes (porção para quatro pessoas)

1 nabo japonês
2 batatas cozidas (levemente)
1 cenoura cozida (levemente)
1 inhame japonês
½ xícara de ervilha
5 ovos cozidos
4 folhas de alga kombu (cortadas em tamanho a gosto, de preferência em tiras largas)
1 quadrado de konnyaku
2 pedaços de tofu frito
Bolinho de peixe (chikuwa e kamaboko)

Ingredientes do caldo

5 colheres (sopa) de shoyu
4 copos (americano) de dashi
2 colheres (sopa) de saquê
1 colhere (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê mirim

Ingredientes do daishi

30 g de katsuobushi (lascas de bonito seco)
30 g de alga kombu
1 litro de água

Modo de Preparo do daishi

1 Coloque as algas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio até começar a soltar bolinhas pequenas no fundo da panela.

2 Retire imediatamente as algas (caso as algas kombu sejam fervidas o dashi ficará gosmento e amargo).

3 Acrescente 4 colheres (sopa) de água fria para abaixar a temperatura e, em seguida, acrescente o katsuobushi. Novamente, mantenha em fogo médio, e desligue quando começar a ferver.

4 Deixe o caldo descansar até que os flocos afundem. Coe o caldo (reserve)

Modo de preparo geral

1 Em uma panela grande, de preferência de cerâmica, coloque todos os ingredientes do caldo, as folhas de alga e leve ao fogo.

2 Acrescente todos os outros ingredientes (exceto os bolinhos de peixe, os ovos e as batatas), enquanto os legumes devem ser cortados em rodelas, triângulos ou quadrados. Deixe ferver.

3 Quando o nabo estiver cozido, acrescente os bolinhos de peixe, ovos cozidos (cortados ao meio na vertical) e as batatas.

4 Deixe cozinhando em fogo baixo, sem deixar ferver, até que os ingredientes peguem o sabor do molho. Desligue e sirva bem quente.

Dicas sobre os ingredientes
Em algumas regiões do Japão, o oden é feito com algum tipo de carne, bovina ou suína. Há ainda locais que adiciona crustáceos, como camarão, ou moluscos, como polvo.

A chef Harumi, autora de uma série de livros sobre culinária japonesa, explica em seu livro que a alga kombu pode ser substituída por outro vegetal como, por exemplo, a couve, que é mais fácil de encontrar.

A escolha da couve como substituta é porque a alga kombu é vendida em seus estado praticamente natural, diferente do nori, que é nada mais do que “alga desidratada”. Esse estado natural permite que a alga preserve sua consistência de ‘folha”, isso quer dizer que ela não desmancha mesmo passando por cozimento, conforme a couve.

Como vegetal, a principal função da alga kombu no oden é ajudar na digestão dos alimentos, além proporcionar uma gama de nutrientes semelhantes ao encontrados na couve. “Contudo, a couve não irá proporcionar o mesmo sabor da alga kombu, que é comumente usada nas versões de ‘odens’ preparados na região sul do Japão”, afirma a chef.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com (com link direcionando para o site do MN). Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

%d blogueiros gostam disto: