Culinária

Receita de udon com caldo de missô

©Asahi Cooking

Udon e missô estão entre as refeições mais tradicionais da culinária japonesa e a união destes dois é deliciosa, além de altamente benéfica à saúde.

Atualizado em 19/08/2019

O udon é um tipo de macarrão japonês feito com farinha de trigo, água e sal. Ele é uma das refeições mais tradicionais da culinária japonesa.

No Japão, mesmo após a chegada das redes de fast-food, o udon continua sendo, junto do lamen (ramen em japonês – lê-se ramén), a opção de prato rápido dos japoneses, enquanto que o missô (miso) é um dos ingredientes fundamentais da culinária japonesa, visto que muitos pratos japoneses são acompanhadas por sopa de missoshiru (misoshiru).

VEJA TAMBÉM

Conhecido por combater os radicais livres, o missô é famoso por sua eficácia na prevenção de células cancerígenas. Os japoneses indicam o missô para pessoas que foram expostas a radiação, pois seus nutrientes inibem o crescimento de células malignas causadas por contaminação radioativa.

.Veja, abaixo, uma receita tradicional japonesa que mescla udon com missô:

Ingredientes (porção para uma pessoa)

• 1 litro de água
• ½ stick de kombu dashi
• 1 envelope de dashi no moto
• ½ cenoura ralada em um ralador com circunferência de espessura larga
• ¼ de cebola cortada em fatias finas
• 5 talos de nirá cortados em pedaços de 2 cm
• 1 colher (sopa) cheia de missô
• 1 pacote de udon pré-cozido
• 2 ovos

Modo de preparo

1 Coloque a água em uma panela e leve ao fogo

2 Quando ferver a água, junte os caldos de kombu e o envelope de dashi no moto, a cenoura e a cebola, deixando cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo médio.

3 Após o cozimento, apague o fogo e retire com uma concha a espuma marrom que se forma na superfície da fervura do caldo.

4 Dissolva o missô no caldo mexendo levemente.

5 Leve o caldo novamente ao fogo. Adicione o udon e espere esquentar, sem deixar ferver.

6 Bata um ovo e em uma tigelinha, depois adicione o nirá, mexa até que fique totalmente envolto no ovo batido, e depois despeje sobre o caldo.

7 Mexa o caldo com udon até que o ovo fique em formato de fiapinhos e completamente cozido.

8 Retire do fogo e, em seguida, coloque a sopa em uma tigela própria para o consumo.

Modo de servir
Adicione um ovo cru (opcional) por cima do caldo e sirva bem quente em uma tigela.

Restrição de uso
Receita pertence ao canal Asahi Cooking, do The Asahi Shimbun / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.