O gengibre é um legume muito popular na culinária japonesa, tanto como ingrediente quanto como condimento para realçar o sabor em uma gama de pratos, e quando aliado ao arroz, que é o alimento principal no Japão, torna-se um prato de um sabor exoticamente delicioso, além de altamente benéfico à saúde.
Na receita a seguir vamos ensinar a preparar “arroz com gengibre”, um prato que leva a iguaria como atração principal. O arroz, cozido com gengibre e o caldo de flocos de atum bonito desidratado, ganha aroma e sabor elegantes.
Ingredientes (para 4 porções)
- 300 g de arroz
- 20 g de gengibre
- 5 g de flocos de atum bonito desidratado (katsuobushi)
- 1 colher de chá de molho shoyu
- 1/2 colher de chá de sal
Ingrediente para o Tsukudani de gengibre
- 100 g de gengibre
- 10 g de flocos de atum bonito desidratado (katsuobushi)
- 2 colheres de sopa de molho shoyu
- 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo do arroz com gengibre
1. Coloque o arroz lavado em uma peneira e deixe escorrer por 10 minutos. Em seguida, coloque o arroz em uma panela e despeje 200 ml de água. Deixe de molho por 30 minutos. Descasque o gengibre, e então, corte-o em tirinhas fininhas. Mergulhe as tirinhas em água, por 5 minutos;
2. Aqueça 250 ml de água em uma panela. Quando levantar fervura, adicione os flocos de atum bonito desidratado e ferva por 1 minuto em fogo baixo, para fazer o caldo dashi. Desligue o fogo e passe o dashi por um coador, despejando-o em uma tigela. Esfregue o restante dos flocos no coador e aperte para retirar toda a umidade;
3. Despeje 230 ml do caldo dashi na panela em que deixamos o arroz de molho na água. Adicione mais água se tiver menos que 230 ml. Acrescente o molho shoyu e sal e mexa levemente. Espalhe o gengibre por cima do arroz e tampe a panela. Comece a aquecer em fogo médio;
4. Abaixe o fogo quando a água começar a ferver e cozinhe por mais 7 minutos se estiver usando uma panela de barro, ou por mais 12 minutos caso esteja utilizando uma panela comum;
5. Quando der o tempo, desligue o fogo. Mantenha a panela tampada e deixe o arroz descansar por 10 minutos. Então, use uma espátula de arroz molhada para retirar os grãos que estejam grudados ao redor da panela, mexa o arroz cerca de 3 a 4 vezes, dando colheradas no fundo, para liberar um pouco do excesso de umidade.
Modo de preparo do tsukudani de gengibre
1. Corte o gengibre em formato de finas agulhas e mergulhe as tirinhas em água por 5 minutos. Quebre um pouco dos flocos de atum bonito desidratado com as mãos, para torná-los ainda menores;
2. Em uma panela com 250 ml de água, acrescente o gengibre e os flocos de atum bonito desidratado, e aqueça em fogo médio;
3. Quando a panela levantar fervura, cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Então, acrescente o molho shoyu e o açúcar. Cozinhe por mais 10 minutos;
Mude para fogo alto para ferver, mexendo com uma espátula. Quando o líquido tiver evaporado, desligue o fogo. Coloque o tsukudani de gengibre em um recipiente e guarde na geladeira.
Informações
Na culinária japonesa, o gengibre, ou “shoga” é usado como condimento para sashimi ou tofu, e também como ingrediente ao se cozinhar carne moída ou peixe, para realçar o sabor ou remover o cheiro de peixe.
Em maio ou junho, aparece na prateleira dos supermercados o “shin-shoga”, que é um gengibre jovem e branco com as pontas rosadas, e também o “ha-shoga”, um tipo de gengibre colhido com folhas e com um cabo longo e esguio.
O gengibre jovem é colhido logo cedo em seu ciclo de crescimento. Pode ser saboreado cru, pois é menos picante e menos fibroso que o gengibre comum. Na temporada do “shin-shoga”, as famílias preparam pickles adocicados de gengibre, que é o gengibre marinado no vinagre e no açúcar, e também o xarope de gengibre.
Em restaurantes de sushi são servidos gengibre jovem, cortado em fatias fininhas e marinado.
Por outro lado, o gengibre amarronzado por fora, após ser armazenado por 2 meses, está disponível ao longo do ano todo nos mercados, e se torna menos úmido e mais picante. por isso que ele é usado com frequência como condimento ou para realçar o sabor.
O gengibre é cultivado no mundo todo e tem sido usado como especiaria e como medicamento ao longo da história. O gengibre não apenas aquece o corpo, como também é conhecido por ser um poderoso antioxidante, estimulante do apetite e anti-inflamatório, além de potencializar os anti-corpos no organismo.
Acredita-se que desidratar o gengibre e ralar para transformá-lo em pó, ou aquecê-lo, também possa maximizar os benefícios desse legume à saúde.
Atualizado em 26/04/2021.
Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.