Receita de karê japonês: legumes ensopados no molho curry

Karê é basicamente um ensopado deliciosamente picante e facílimo de fazer. Ele é um dos pratos mais populares entre os japoneses jovens.
Kare raisu Foto Oyakata 900x600 min

Atualizado em 28/07/2023

O karê é um prato típico da culinária japonesa, mas com origem indiana e um toque britânico. Contudo, o curry japonês (karei raisu) foi introduzido no Japão em 1872, segundo uma pesquisa realizada pelo Oricon, o mais importante grupo de pesquisa e estatísticas de produtos no mercado japonês.

A iguaria é basicamente um ensopado preparado com mais de 35 ingredientes e temperos, tendo como base o molho curry, que é uma especiaria composta por ingredientes picantes, tais como gengibre, pimenta vermelha, canela, cominho, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce, cúrcuma, coentro em grãos, entre outros.

Karê com legumes e arroz | Foto: Vegan Miam
Karê com legumes e arroz | Foto: Vegan Miam

De cor amarelo-forte e sabor acentuado, o karê é muito apreciado pelos japoneses por conta do aroma apimentado (que estimula o apetite), bem como por ser nutritivo e balanceado, já que o prato é comumente feito com legumes.

De acordo com a pesquisa da Oricon, o karê é um dos pratos favoritos dos jovens japoneses, perdendo apenas para o lamén (ramen). A comida é tão apreciada no arquipélago que os japoneses a comem com arroz 84 vezes por ano, o que dá a média de uma vez a cada quatro dias.

MAIS RECEITAS
Receita de lamen (ramen) à moda tradicional japonesa

Um karê tradicional leva carne (bovina, suína ou frango), legumes (batata e cenoura), grãos e/ou vegetais. A receita a seguir é com carne de porca, batata, cenoura e grãos de ervilha.

Ingredientes (porção para 6 pessoas)
  • 1 quilograma de costela de porco cortadas em pequenos pedaços (preferência ocidental) ou 700 gramas de lombo de porco cortados em cubos de até 4 cm (mais usado pelos japoneses);
  • 1 xícara de molho de soja (shoyu) ;
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 1 colher de sopa de curry em pó ou meia barra de curry karakuchi;
  • Água filtrada, o quanto baste para cobrir a carne de porco;
  • 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 2 batatas grandes cortadas em cubo;
  • 2 cenouras contadas em rodelas largas;
  • 200 gramas de ervilhas em grãos;
  • 2 colheres de óleo de soja.
Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, frite as costelinhas ou os pedaços de lombo até dourarem;

2. Depois de dourar, cubra com água filtrada, acrescente o molho de soja e o gengibre. Deixe cozinhar na pressão por cerca de 10 minutos;

3. Espere sair toda a pressão antes de abrir a tampa. Feito isso, acrescente as batatas e cozinhe por mais 5 minutos “sem pressão”, ou seja, não feche a tampa;

4. Acrescente a cenoura, as ervilhas e deixe cozinhar por mais 10 minutos na pressão;

5. Tire a panela do fogo (reserve);

6. Em uma frigideira ante aderente, coloque a farinha de trigo e deixe até dourar;

7. Acrescente a farinha tostada e o curry na carne porco com legumes na panela de pressão. Mexa devagar e deixe cozinhar mais 10 minutos “sem pressão”;

8. Tire do fogo e coloque em uma bela travessa. Sirva quente e, se preferir, acompanhado de arroz.

Dicas e Curiosidades

O Gohan (arroz japonês) é o acompanhamento ideal para o karê. Isso porque ele balanceia o sabor picante do molho curry.

Karê é um dos pratos favoritos dos jovens japoneses  | Foto: Marc/No Recipe
Karê é um dos pratos favoritos dos jovens japoneses | Foto: Marc/No Recipe

A palavra curry é derivada do “caril ou karil”, uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária asiática. A palavra é nativa do idioma Tâmil, que pertence a família das línguas dravídicas, uma língua falada em alguns países no sudeste da Ásia, principalmente na Índia, onde tem sua origem. Daí o nome karei (karê) usado pelos japoneses.

De acordo com a pesquisa da Oricon, o karê é um dos pratos favoritos dos jovens japoneses, perdendo apenas para o lamén (ramen). A iguaria é tão apreciada no arquipélago que os japoneses a comem com arroz cerca 84 vezes por ano, o que dá a média de uma vez a cada quatro dias.

Restrição de uso
Receita pertence a Maria Rosa, do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
189
Shares
Previous Article
Equipe japonesa de especialistas em resgate internacional Foto WSJ

Japão envia especialistas ao México para ajudar em resgates

Next Article
Livro de Matheus Ueta

Ator mirim Matheus Ueta estreia como escritor e lança livro de aventura

Related Posts