Atualizado em 01/09/2024
Teppanyaki é um prato tradicional da culinária japonesa. O nome refere-se ao uso de grelha ou chapa para cozinhar alimentos. A palavra teppanyaki é derivada de teppan, que significa prato de ferro ou grelha, enquanto yaki significa grelhado.
De acordo com o chef japonês Yasuto Tanaka, fundador do extinto restaurante Tanaka Lagoa, esse delicioso prato tem como base a carne grelhada, que pode ser bovina, suína, de frango, peixe, camarão, frutos do mar, entre outros, acompanhado de vegetais e/ou legumes.
Existe ainda uma grande variedade de pratos feitos à moda teppanyaki. Eles variam de acordo com o tipo de carne como, por exemplo, nikuteppan ou niku-teppan (de carne bovina), butateppan ou buta-teppan (de carne suína), sakanateppan ou sakana-teppan (de peixe), ebiteppan ou ebi-teppan (de camarão) ikateppan ou ika-teppan (de lula), uminosatiteppan ou uminosati-teppan (misto de frutos do mar), sanshokuteppan ou sanshoku-teppan (misto de carnes).
A receita a seguir ensina a preparar teppanyaki com camarão e frutos do mar, ou seja, uminosati-teppan.
Ingredientes (porção para uma pessoa)
- 2 camarões rosa grande (tipo VG) limpos e pré-cozidos
- 70 g de polvo cortados em fatias grossas e pré-cozidas
- 60 g de lula cortadas em anéis grossos pré-cozidas
- 60 g de vieiras limpas (opcional)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 cenoura cortada em tiras pequenas
- 1/4 de cebola cortada em rodelas
- 30 g de brócolis separados em galhos pequenos
- aji-sal a gosto
- hondashi a gosto
- 1/2 colher (sopa) de saquê mirin
- óleo de soja
Modo de preparo
1. Em uma vasilha, tempere o camarão, o polvo e a lula com hondashi e aji-sal. Em outra, tempere a vieira com hondashi, aji-sal e alho;
2. Passe manteiga na chapa ou grelha e, depois de aquecida, comece a grelhar os frutos do mar. Primeiro coloque o camarão (aberto pelas costas), depois o polvo, a lula e deixe grelhando;
3. Enquanto isso, refogue a vieira em alho e óleo separadamente em uma panela;
4. Em seguida, enquanto os frutos do mar assa e a vieira cozinha, refogue os vegetais com alho, óleo e aji-sal em uma frigideira. Mas sempre prestando atenção para que os outros ingredientes não passem do ponto;
5. Antes de tirar os frutos do mar da chapa, adicione um pouco de saquê-mirin sobre eles;
6. Em uma travessa, de preferência uma chapa de ferro, arrume todos os ingredientes;
7. Sirva bem quente, podendo ser acompanhado de gohan (arroz japonês) e missoshiru.
VEJA TAMBÉM
⇨ Receita de arroz japonês
⇨ Receita de missoshiru
Dicas
Pode ser acrescentando, ou substituído, outros tipos de vegetais, tais como abobrinha e beringela. Cogumelos japoneses também são bem-vindos nesse prato, de preferência shitake. Outra boa pedida é o peixe branco.
Receita de Yasuto Tanaka / Adaptada por Maria Rosa, do Mundo-Nipo (MN).
Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com link redirecionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.