Culinária

Receita de salada de grãos de soja com shitake

©Food52

Salada de soja com shitake é altamente benéfica à saúde, além de super deliciosa e facílima de fazer. Cai muito bem como complemento em dietas.

Esta saborosa salada, que tem ingredientes típicos da culinária japonesa, é altamente benéfica à saúde. Isso porque a soja é conhecida por ser rica em proteínas e grande aliada no combate a radicais livres, enquanto o shitake é conhecido como o “elixir da vida” na medicina oriental por conta de suas propriedades medicinais. Há ainda a crença de que o shitake é afrodisíaco.

Uma receita extraída do livro de culinária da famosa chef Harumi, que é especialista tanto na culinária japonesa tradicional como contemporânea. Harumi diz que a salada com soja é shitake é ideal para ser consumida em dias quentes e/ou como complemento em dietas.

Veja, abaixo, a receita de salada de grãos de soja e shitake criada pela chef Harumi:

Ingredientes (porção para uma pessoa)

1 pimentão vermelho cortado em pequenos cubos
4 cogumelos shitake médios cortados em pequenos cubos (retire o cabinho)
1 pacote de soja pré-cozida (170 g)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico ou de vinho tinto
sal e pimenta do reino a gosto
manjericão seco a gosto

Modo de preparo

1 Lave os grãos de soja e deixe escorrer em uma peneira (reserve)

2 Aqueça o azeite numa frigideira média

3 Coloque o pimentão e o shitake e misture até envolver totalmente os cubos com o azeite.

4 Adicione o sal, a pimenta do reino e o manjericão

5 Coloque o vinagre balsâmico e misture até envolver todo o vinagre

6 Retire do fogo e em seguida coloque os grãos de soja e mexa bem

7 Coloque em um prato grande e sirva quente ou frio

Propriedades da soja
A soja é rica em proteínas de boa qualidade eliminadoras de radicais livres por conter poderes antioxidantes. Possui ácidos graxos poli-insaturados que são essenciais ao organismo por conter ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 3 (ácido linolênico).

O grão também é uma excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas A, C, E, além do complexo B.

Os efeitos fitoterápicos da soja foram identificados por pesquisadores que observaram que consumir grandes quantidades de soja e seus derivados, reduz as incidências de alguns tipos de câncer (mama, colo do útero e próstata), bem como doenças cardiovasculares. Ela permite uma maior retirada do LDL, o chamado colesterol ruim, da corrente sanguínea, além disso, diminui os níveis de triglicérides e aumenta os níveis de HDL, conhecido como colesterol bom.

Segundo especialistas, a soja é indicada na prevenção de diabetes, arteriosclerose e mal de Alzheimer. Também é recomendada na tensão pré-menstrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose.

Propriedades do Shitake
As propriedades medicinais do shitake são conhecidas a longo tempo. Na milenar medicina oriental é conhecido como o “elixir da vida” por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, além de ser considerado um importante afrodisíaco.

Recentes pesquisas comprovaram que o shitake é um grande inibidor da taxa de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, além de prevenir o desenvolvimento de células cancerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus e bactérias.

Este maravilhoso cogumelo é rico em proteínas e vitaminas E, B, C e D. Contêm sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de fibras dietéticas que auxiliam na digestão.

Portanto, esta salada à base de soja, unida ao shitake, torna o prato altamente benéfico à saúde, além de extremamente saboroso.

Informações gerais sobre a soja
A soja é um dos mais antigos produtos agrícolas que a humanidade conhece. Os primeiros dados escritos sobre sua cultura remontam há 5.000 anos, quando o Imperador Shen-nung mencionou em seu livro classificando-a entre as cinco plantas consideradas sagradas na época.

A soja é o grão mais importante do Japão e da China. É um ingrediente básico da cultura oriental consumida em diversos produtos.

No ocidente, as propriedades nutricionais da soja como alimento benéfico na dieta só foram descobertas mais tarde. No Brasil, os grãos de soja teriam sido trazidos pela primeira leva de imigrantes japoneses, em 1908, escondidos em cestos feitos com varas de salgueiro, sendo plantados nos quintais para a produção caseira de missô, comumente usado para preparar o missoshiru.

Os principais produtos hoje no mercado à base de soja são: tofu, natto, missô, molho de soja (shoyu), kinako, entre outros.

Fontes de informações nutricionais:
• Livro Dieta & Sabor
• Jornal Nippo Brasil

Restrição de uso
Do MN – Mundo-Nipo. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.