Japão veta Coreia do Sul na lista de parceiros preferenciais

Tóquio retirou Seul da sua lista sua “lista branca” de países isentos de procedimentos para a aquisição de centenas produtos “Made in Japan”.
Porto sul coreano Incheon Foto Creative Commons
Porto sul-coreano Incheon | Foto: Creative Commons

O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (2) que decidiu retirar a Coreia do Sul da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, a chamada “lista branca” de países isentos de procedimentos para a aquisição de centenas de “Made in Japan”.

A decisão ocorre em razão da suspeita de que Seul não aplica medidas de segurança suficiente no setor tecnológico, o que representa mais um passo na disputa entre ambos os países.

A medida foi aprovada hoje pelo gabinete de governo de Shinzo Abe, e amplia as limitações que Tóquio aplica desde o começo de julho passado aos materiais químicos básicos comprados pelas companhias sul-coreanas para fabricar telas e chips de memória.

O veto na lista de parceiros comerciais preferenciais, que entrará em vigor no dia 28 de agosto, é visto como uma sanção contra Seul e poderá agravar a tensão bilateral.

“Trata-se de uma revisão da lista, necessária para uma gestão apropriada de controle das nossas exportações para a segurança nacional”, justificou o ministro japonês da Indústria e Comércio, Hiroshige Seko, garantindo que não é uma sanção.

VEJA TAMBÉM
Japão e Coreia do Sul discutem restrições a exportações de insumos
Seoul diz que Tóquio está violando lei internacional

“Não é um embargo às exportações, não afetará a cadeia de fornecimento e não terá um impacto negativo nas empresas japonesas”, garantiu Seko.

O governo explicou que muitas empresas do Japão têm autorização para exportar para países que não integram esta “lista branca”, e que o mesmo mecanismo poderá ser aplicado à Coreia do Sul.

Seul reagiu afirmando que “responderá com severidade” à decisão do Japão de retirá-la da lista de parceiros preferenciais.

“Lamentamos profundamente a decisão do governo de [Shinzo] Abe”, disse Ko Min-jung, porta-voz da Casa Azul, sede da presidência sul-coreana.

“Nosso governo responderá com severidade à injusta decisão do Japão”, afirmou.

MN – Mundo-Nipo.com
Com AFP e EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Estacao Hankyu Umeda Foto Creative Commons 900x600 02

Japão muda nomes de estações de trens para beneficiar turistas

Next Article
Capsulas Telecube Foto Reproducao Nikkei

Japão lançará escritórios em cápsulas com 1m²

Related Posts