Culinária

Receita de kinoko-gohan: arroz com cogumelos japoneses

Kinoko-gohan (Foto: NHK / Edição MN)

Kinoko-gohan é preparado com os cogumelos shimeji e shitake refogados com gohan e legumes.

O Japão é o lar de aproximadamente 200 variedades de cogumelos (kinoko,em japonês) comestíveis, a maioria crescem nas montanhas durante o outono japonês, portanto, muitos são usados em pratos sazonais.

Essa riqueza de variedades faz do cogumelo um dos ingredientes mais populares na culinária japonesa. Isso pode ser visto em uma gama de pratos tradicionais.

Contudo, existem duas variedades de cogumelo que pode ser encontrado o ano inteiro no país asiático, ou seja, os deliciosos e popularíssimos shimeji e shitake.

Mediante isso, existem vários pratos à base desses dois famosos cogumelos. Os mais tradicionais, no entanto, são aqueles preparados com gohan (arroz japonês), que é o alimento mais popular no Japão, acima, até mesmo, do mundialmente conhecido lámen (ramen).

Os japoneses comem gohan à qualquer hora do dia, principalmente o oniguiri (onigiri), que é um bolinho de arroz em forma de triângulo, ou ovalada, envolto por uma folha de nori (alga desidratada). Essa é a forma mais popular de consumo porque é o item principal dos bentos (marmita japonesa).

Mas não estamos aqui interessados, no momento, em onigiri. O foco é o kinoko-gohan, que é nada mais do que cogumelos shimeji e shitake refogados com legumes e gohan. Esse prato muito saboroso e, principalmente, saudável devido às proteínas dos cogumelos e legumes, além de não ter fritura e nem adição de óleo. Facílimo de preparar, o que pode ser conferido na receita a seguir.

Etapas de preparo do kinoko-gohan (Foto: NHK / Montagem Mundo-Nipo)

Ingredientes (porção para 4 pessoas)

300g de arroz japonês
100g de cogumelos shimeji
2 cogumelos shiitake frescos
80g de batata doce
50g de cenoura
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)

Modo de preparo

1 Coloque o arroz em uma peneira imersa em uma tigela de água. Use as mãos para mexer os grãos gentilmente na peneira por várias vezes. Então, retire a peneira para fora da água imediatamente. Esfregue os grãos de arroz com as mãos fazendo movimentos dentro da peneira. Faça isso cerca de 10 vezes, sempre renovando a água da tigela, até que a cor leitosa do arroz suma completamente, deixando a água cristalina. Deixe escorrendo por cerca de 10 minutos.

2 Coloque o arroz em uma panela com cerca de 400ml de água. Deixe-o mergulhado por cerca de 30 minutos. Isso irá assegurar que a água vai encharcar os grãos de arroz. Faça isso em tempo hábil para preparar o restante dos ingredientes.

3 Remova e descarte as partes duras das pontas dos cabos dos cogumelos shimeji. Separe os os talos.

4 Remova e descarte os cabos dos cogumelos shiitake e corte o chapéu dos cogumelos em fatias fininhas de 5mm de espessura.

5 Depois de limpos, coloque os cogumelos em uma peneira e dê uma rápida lavada. Chacoalhe a peneira para remover o excesso de água (Reserve).

6 Lave bem a superfície da batata doce. Corte-a em fatias redondas de 1cm de espessura e depois em  cubos de 1cm de tamanho. Em seguida, mergulhe os cubos na água para que não perca a coloração (Reserve).

7 Descasque a cenoura e fatie-a em pedaços de 4cm de comprimento. Corte os pedaços no sentido do comprimento em fatias finas. Coloque várias tiras umas em cima das outras e, começando pelas pontas, corte em fatias ainda mais fininhas, conhecidas como fatias julienne (Reserve).

8 Mexa bem 2 colheres de sopa de shoyu com o arroz imerso em água reservado (ver explicação número 2). Em seguida, coloque os legumes e os cogumelos por cima do arroz. Não mexa. Coloque a tampa na panela e deixe ferver em fogo médio.

9 Quando iniciar a fervura e começar a sair bastante vapor pela tampa da panela, deixe ferver por mais 30 segundos. Então, reduza para fogo baixo e deixe ferver por mais 12 minutos. Não retire a tampa da panela em momento algum.

10 Passados os 12 minutos, desligue o fogo e não destampe a panela, deixando descansar por 10 minutos.

11 Remova a tampa e use uma colher de pau umedecida para mexer tudo, em cerca de 3 grandes mexidas na panela, assegurando-se de que a colher raspe também o arroz ao fundo da panela.

12 Com cuidado e sem movimentos bruscos, retire o kinoko-gohan da panela e coloque em uma grande e bela travessa. Enfeite com salsa e/ou cebolinha picada (opcional). Sirva quente.

*Restrição de uso: receita pertence ao  Canal NHK World Japan.

Comentários