Culinária

Receita de frango ao molho teriyaki com baixo teor de sódio

Foto: Mundo-Nipo

Essa versão leva a metade da quantidade de sal usada no frango terýaki tradicional.

O frango teriyaki é um prato tradicional da culinária japonesa e um dos mais famosos no ocidente. Contudo, a quantidade de sal comumente usada para fazer o molho pode afetar a saúde de pessoas hipertensas. Pensando nisso, um dos chefs da coluna de receitas do canal ‘NHK Japan’ criou um molho teriyaki que contém metade do sódio de uma receita normal.

Essa versão de molho teriyaki hipossódico (baixo teor de sódio) não perde o sabor tradicional devido ao suco, ao vinagre e ao gengibre. Usar ingredientes com sabores fortes como estes é um dos segredos para se manter em uma dieta hipossódica.

Apesar do alto teor de sódio, o molho shoyu contém apenas 1/5 da quantidade de sódio em relação ao sal. “Graças ao sabor especial, adicionar só um pouquinho de molho shoyu já é suficiente”, diz o chef que criou o molho teriyaki hipossódico.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, recomenda a ingestão de 5g de sal por dia, ou seja, pouco menos de 1 colher de chá. Ao tentar reduzir o sal por conta própria, é possível que o sabor da comida também seja comprometido.

Mesmo que você entenda que comer menos sal é melhor para a saúde, manter uma dieta com baixo teor de sódio pode ser um grande desafio. No início, o ideal é a reeducação alimentar com pratos em que o sal não seja o ingrediente essencial.

Confira abaixo o frango ao molho teriyaki hipossódico do chef Tatsuo Saito;

Ingredientes (para 4 pessoas)

500g ou 2 coxas desossadas de frango com pele
 um pouco de amido de batata
1 colher de sopa de óleo
50ml de suco de maçã
1 e 1/3 colher de sopa de molho shoyu
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de vinagre
5g de gengibre

Modo de preparo

1 Espalhe as coxas de frango em uma tábua de cortar. Corte cada coxa pela metade começando pela parte oca do meio para obter 4 filés no total.

2 Para igualar a espessura de cada filé, corte deslizando pela parte mais grossa da coxa do frango, a partir do meio até os lados. Abra os cortes, dobrando a superfície.

3 Quando tiver cortado todos os 4 filés da mesma forma, cubra-os com bastante amido de batata e dê leves batidinhas para retirar o excesso.

4 Em uma tigela pequena, prepare o molho teriyaki. Despeje o suco de maçã, o molho shoyu, açúcar, vinagre e gengibre ralado e misture bem.

5 Em uma frigideira grande, espalhe o óleo e coloque o frango com a pele virada para baixo. Mexa os pedaços de vez em quando, cozinhando em fogo médio até obter uma bela coloração dourada.

6 Vire-os e coloque uma tampa na frigideira. Cozinhe em fogo baixo por mais 4 minutos. Para verificar o ponto, insira um espeto ou um garfo no frango para ver se a carne está com aspecto esbranquiçado e suculento. Então, retire os filés da panela.

7 Passe um papel toalha para retirar o excesso de gordura da frigideira e despeje o molho teriyaki. Quando o molho tiver esquentado, coloque novamente os pedaços de frango na panela e cubra-os com o molho.

8 Quando o molho estiver mais grosso e cobrir os filés, retire os pedaços com a parte da pele virada para cima. Quando o frango tiver esfriado um pouco, corte os filés em finas fatias de 1cm de espessura. Arrume os pedaços em um prato com folhas verdes e gomos de limão. Assim, o prato de frango teriyaki está pronto!

*Restrição de uso: receita e informações fornecidas pelo Canal NHK World Japan.

Receitas relacionadas

» Receita de salmão ao molho teriyaki

 

Comentários