Receita de sanshoku ohagi: bolinhos coloridos de doce de arroz

Ohagi, ou botamochi, são bolas de arroz doce feitas com arroz glutinoso. Tradicionalmente, esses bolinhos são consumidos em datas festivas no inverno, na primavera e no outono japonês.
Sanshoku ohagi Foto NHK 900x550 min

O arroz japonês (gohan) é o alimento mais consumido no Japão, país onde existe um número enorme de versões de arroz, desde o tradicional gohan até doces feitos com arroz especiais japoneses, típicos para fazer doces, tais como bolinhos de arroz doce..

A receita a seguir é justamente um doce de arroz, ou melhor, o sanshoku ohagi, que é feito com arroz glutinoso.

Ingredientes (para 16 unidades)

*8 unidades cobertas com pasta de feijão azuki, 4 unidades com pasta de edamame e as 4 unidades restantes cobertas com gergelim moído.

Para  a massa com azuki
  • 300g de arroz glutinoso
  • 2 xícaras (400ml) de água
  • ⅕ de colher de chá de sal (aprox. 1g)
  • 240g de pasta de feijão azuki (consultar receita de Zenzai)
Para a pasta de edamame ou feijão de soja verde
  • 80g de edamame fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Pitada de sal
Para a gergelim moído
  • 2 colheres de sopa de gergelim branco tostado
  • ½ colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
Modo de preparo

1. Lave e escorra o arroz glutinoso. Coloque numa panela com tampa firme e adicione 2 xícaras de água, deixando de molho por 30 minutos. Adicione o sal e feche a tampa da panela, levando ao fogo médio até ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhando por 12 minutos;

2. Retire a panela do fogo sem tirar a tampa para deixar que o arroz termine de cozinhar no próprio calor por 10 minutos. Depois bata com uma espátula molhada de madeira até que os grãos fiquem meio amassados. Divida em 16 porções, formando pequenos bolinhos ovalados;

3. Prepare a pasta de edamame. Ferva em água levemente salgada até que o edamame fique macio. Em seguida, escorra e retire os grãos da vagem antes que fiquem completamente frios;

4. Amasse os grãos num pilão e acrescente o sal e o açúcar. Adicione um pouco de água até formar uma pasta;

5. Moa o gergelim num pilão, processador de alimentos ou mesmo com uma faca. Misture com o sal e açúcar;

6 Primeiro faça os 4 bolinhos com a pasta de edamame. Divida a pasta em 4 porções iguais. Coloque cada porção numa folha de filme plástico, espalhando até formar um círculo de cerca de 8 cm de diâmetro. Coloque o bolinho de arroz no meio de cada círculo e use o filme plástico para embrulhar o arroz com a pasta de edamame. Vire o bolinho e remova o filme plástico. Repita este processo para fazer também 8 bolinhos com a pasta de feijão azuki;

7. Por último, faça os 4 bolinhos restantes. Espalhe o gergelim moído num prato e role os bolinhos de arroz no gergelim até que todos os lados fiquem cobertos.

Sanshoku ohagi | Foto: Omebo
Sanshoku ohagi | Foto: Omebo
Dicas, informações e curiosidades

No Japão, o chá verde é a bebida ideal para acompanhar doces feitos com arroz.

Ohagi, ou botamochi, são bolas de arroz doce que normalmente são feitas com arroz glutinoso. Tradicionalmente, esses bolinhos são consumidos durante três estações (inverno, primavera e outono).

O botamochi também é preparado em ritos de feriados budista, que incluem os equinócios de primavera e de outono, além do feriado de Obon, equivalente ao Dia de Finados no Brasil.

O nome ohagi vem da flor de outono chamada hagi (trevo de arbusto).

Tradicionalmente, os bolinhos de arroz doce feitos na primavera são chamadas de botamochi – palavra que deriva do nome da flor da primavera, o botan, de acordo com o Japan Guide.

Total
12
Shares
Previous Article
Zona industrial em Kawasaki Kanagawa Foto Reproducao Reuters 900x600 min

Produção industrial do Japão cresce pelo terceiro mês seguido

Next Article
Neve bloqueia mais de 1.5 veiculos na Rota 8 em Fukui Foto Kyodo min

Precipitação recorde de neve deixa 8 mortos no centro do Japão

Related Posts