Receita de Omurice: omelete à moda japonesa

Omurice é um prato japonês que combina omelete, arroz, frango e ketchup. Esse delicioso omelete é muito popular entre os jovens japoneses.
Omurice: omelete à moda japonesa | ©kumiko-jp.com
Omurice | ©kumiko-jp.com

O omurice (omu-rice em japonês) é uma espécie de omelete recheado com arroz e frango. A Iguaria foi introduzida na culinária japonesa há cerca de um século, quando a gastronomia ocidental começou a ser difundida pelo Japão.

Muito popular entre as crianças, o prato é considerado a omelete japonesa e existem várias versões por conta dos muito recheios, que variam de acordo com a região japonesa.

O mais tradicional, contudo, é o recheio de arroz japonês com frango temperado com ketchup. Veja essa versão na receita a seguir.

Ingredientes (para 4 porções)
Ingredientes para preparar omurice
Ingredientes para preparar omurice | Foto: NHK
  • 600 g de arroz japonês (veja a receita) cozido
  • 1/2 cebola (120 g)
  • 120 g de frango sem osso e sem pele
  • 30 g de manteiga
  • 1/2 xícara de ketchup (100 ml)
  • 6 ovos
  • 40 ml de óleo vegetal
  • sal (quantidade a gosto)
  • pimenta do reino (quantidade a gosto)
  • ketchup extra para colocar sobre a omelete (quantidade a gosto)
Modo de preparo

1. Pique a cebola em pedaços de 1 cm por 1 cm;

2. Corte o frango em pedaços do mesmo tamanho que a cebola e salpique-a com um pouco de sal e pimenta do reino;

3. Derreta a manteiga numa frigideira e frite a cebola em fogo baixo até que ela fique macia. Adicione o frango e frite até que a carne fique cozida. Coloque o ketchup e mexa bem;

Recheio do omurice
Recheio do omurice | Foto: NHK

4. Desligue o fogo e adicione o arroz cozido e quente. Use uma colher de pau para mexer o arroz, tomando cuidado para que todos os ingredientes fiquem bem misturados;

5. Ligue novamente o fogo e frite o arroz em fogo médio. Tempere com sal e pimenta. Divida a mistura de arroz em 4 porções. Coloque cada porção em um prato e dê-lhe uma forma amendoada usando um filme plástico;

6. Quebre os ovos em uma tigela, retire a parte esbranquiçada (calaza) em volta das gemas. Tempere com sal e bata com um garfo. Divida o ovo batido em quatro porções;

7. Aqueça uma frigideira pequena (de cerca de 20 cm de diâmetro) em fogo médio. Adicione 2 colheres de chá de óleo vegetal e espalhe-o por toda a frigideira. Coloque uma porção de ovo batido. Misture rapidamente uma ou duas vezes com um garfo. Em seguida, levante a frigideira a uma altura de cerca de 10 cm do fogo e faça com que o ovo batido se espalhe uniformemente. Quando o ovo estiver frito, desligue o fogo. Coloque uma porção de arroz no centro da omelete;

Omurice antes do estágio final de preparo
Omurice antes do estágio final de preparo | Foto: NHK

8. Use um garfo para levantar as bordas da omelete, primeiro de um lado e depois de outro, de modo a cobrir o arroz. Comece do outro lado da frigideira e faça o mesmo com a parte da frente;

9. Coloque um prato sobre a frigideira e vire a omelete sobre ele. Acerte a forma e sirva com um pouco de ketchup sobre a omelete.

Depois de pronto, coloque um pouco de ketchup, ou molho de tomate doce, sobre o omurice
Depois de pronto, coloque um pouco de ketchup, ou molho de tomate doce, sobre o omurice | Foto: Stockvault
Dicas e informações

O omurice, também chamado de omuraisu, se originou no Japão, mas é uma iguaria com influencia ocidental, uma combinação de omelete, um prato típico da cozinha francesa, e arroz com frango temperado com ketchup.

Diz-se que o omurice já existe há cerca de um século, quando a culinária ocidental se difundiu pelo Japão. Nessa época, fazia somente 50 anos que o Japão havia aberto seus portos para o mundo.

Mediante isso, as pessoas adaptaram comidas ocidentais aos gostos japoneses e vários pratos foram criados, incluindo o omurice. Acredita-se que ele tenha sido planejado por restaurantes de estilo ocidental no Japão, que ofereciam pratos a preços razoáveis voltados à massa.

Existem várias teorias sobre onde este prato teria aparecido pela primeira vez no Japão. Uma delas é que ele surgiu como uma refeição para o pessoal que trabalhava num restaurante em Tóquio.

Contam que a iguaria foi criada para que os cozinheiros ocupados pudessem comer com uma mão segurando uma colher, deixando a outra mão livre para cuidar das panelas no fogo.

Outra teoria é que o prato teve origem num restaurante em Osaka. Diz-se que o estabelecimento teria feito arroz frito com cebola e cogumelos envolvido numa omelete e ofereceu aos seus fregueses. Teve tanto sucesso que se tornou um item fixo no cardápio.

Teorias à parte, o prato caiu nas graças dos japoneses, tornando-se ainda muito popular entre as crianças. Adultos também adoram a iguaria, tanto que existem vários restaurantes especializados em omurice em várias regiões do Japão.

O omurice aparece em numerosas versões como, por exemplo, arroz coberto com uma omelete suave com a parte interna meio mole, e cobertura de demi-glacê, um molho clássico da gastronomia francesa. Há restaurantes em Tóquio que acrescenta milho e nira (lê-se nirá) no recheio.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
1
Shares
Previous Article
Emprego no Japão / Vagas em Destaque | Depositphotos / Montagem Mundo-Nipo

Emprego no Japão: vagas em fábrica de eletrônicos em Shizuoka (¥1.300/h)

Next Article
Conta de luz no Japão | ©Summit Energy Japan

Conta de luz no Japão ficará 20% mais barata

Related Posts