Culinária

Receita de shari: arroz para sushi

O shari é preparado a partir do gohan (arroz japonês). Ele é o ingrediente principal para fazer todos os tipos de sushi, nigiri e makimono.

Atualizado em 07/08/2019

Não importa qual seja o seu tipo favorito de sushi, nigiri ou makimono (enrolados) da culinária japonesa, pois o arroz para sushi (shari) é o ingrediente indispensável em todos os tipos, portanto, antes de pensar em fazer qualquer variedade de sushi, primeiro aprenda a fazer o arroz próprio para essa iguaria.

Primeiro deve-se fazer o gohan, arroz japonês, que é a base do shari. Confira a receita abaixo com as instruções passo a passo sobre como preparar o shari.

Ingredientes (porção para cerca de sete pessoas)

Arroz
• 2 ½ xícaras (chá) de arroz japonês de grão curto (aproximadamente 500g)
• 2 ½ xícaras (chá) de água

Molho
• ½ copo (americano) de vinagre de arroz
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de saquê mirin (opcional)
• 1/2 colher (café) de sal
• 1 colher (café) de glutamato monossódico (opcional)

Modo de preparo

1. Lave o arroz “delicadamente” até que a água fique transparente, geralmente o processo leva cerca de 5 a 10 minutos. Depois escorra e coloque em uma panela e acrescente 2 ½ xícaras (chá) de água e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

2. Após esse período, com a panela tampada, cozinhe o arroz em fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 10 minutos, o arroz deverá ficar cozido e a água absorvida. Aumente o fogo novamente e deixe por mais 1 minuto para “secar” o arroz completamente. Desligue e permaneça com a panela tampada por mais 10 minutos (jamais retire a tampa durante este período), a fim de descansar e finalizar o cozimento.

3. Enquanto isso, em outra panela pequena, coloque os ingredientes do molho. Aqueça em fogo médio e mexa até dissolver o açúcar (Reserve).

4. Despeje o arroz em um recipiente grande (largo) e raso (evite recipientes de plástico), e adicione o molho preparado no arroz ainda quente. Em seguida, misture o arroz com movimentos de baixo para cima e em movimentos de “cortes”, para que o arroz incorpore o tempero e não quebre. Misture até que fique em uma temperatura um pouco acima de morno.

5. Espere o arroz esfriar até uma temperatura “morna” que permita o manuseio com a mão.

Arroz para sushi no hangiri (Foto: Divulgação/BambooMN)
Hangiri, também conhecido como Handai, é um recipiente redondo feito de madeira, próprio para mexer o shari nas etapas finais de preparação | Foto: Divulgação/Bamboo

Depois de pronto, você poderá preparar sushis, makimonos (enrolados), temakis (cone), e muitas outras delícias da culinária japonesa.

Restrição de uso
A receita pertence ao Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.