Receita de tako chahan: arroz com polvo e shitake

O tako chahan surgiu nas mãos de estudantes sem tempo e acabou se tornando um prato popular da culinária japonesa moderna.
Tako Chahan Foto Shutterstock formatado
©Stockvault

Pratos com ingredientes misturados com arroz são muito populares no Japão, especialmente entre os estudantes, que costumam criar infinitas versões utilizando qualquer ingrediente que tiver à disposição.

“O tako chahan, por exemplo, surgiu nas mãos de jovens japoneses e acabou se tornando um prato da culinária japonesa“, diz a chefe de cozinha Harumi Kurihara em seu livro de receitas.

“O segredo para obter sucesso no preparo de pratos desse tipo é ter a certeza de que esteja bem temperado e seja servido bem quente”, destaca Harumi.

A receita a seguir usa ingredientes básicos da culinária japonesa, com alguns podendo ser substituídos. Verifique as dicas sobre ingredientes no final da receita.

Ingredientes (para 4 pessoas)
  • 160g de polvo cozido (só os tentáculos)
  • 20g de shitake seco
  • 60g de pimentão verde
  • 100g de cebolinha (picada)
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de óleo de girassol ou de soja
  • 600g de arroz cozido (de preferência arroz japonês, veja receita)
  • 1 colher (sopa) de molho de ostra
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
  • Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Modo de preparo

1. Corte os tentáculos do polvo em fatias finas ou pequenos pedaços (conforme preferir) e reserve;

2. Mergulhe o shitake seco na água até que fique reidratado e depois o esprema;

3. Corte grosseiramente o shitake e o pimentão verde. Depois pique a cebolinha e o dente de alho;

4. Em uma frigideira, aqueça o óleo de girassol em fogo moderado. Depois acrescente o alho pique e deixe até que o aroma seja liberado. Adicione os tentáculos do polvo cortado e, em seguida, aumente o fogo. Retire antes que fique duro e o mantenha pronto para ser acrescentado mais tarde;

5. Junte a cebolinha, o pimentão e os shitake e deixe fritar. Antes que comecem a murchar, adicione o arroz quente. Mexa bem e depois tempere com molho de ostra, molho de soja, sal e pimenta-do-reino;

6. Por último, acrescente o polvo, tempere com óleo de gergelim e sirva imediatamente.

Nota sobre os ingredientes

Apesar de deixar o prato mais saboroso, o molho de ostras pode ser substituído por outro molho com base marinha. O shitake também pode ser substituído por outros tipos de cogumelos, mas de origem japonesa.

Caso não encontre tentáculos de polvo previamente cozidos, então vai precisar prepará-los. Peça ao vendedor para separar os tentáculos da cabeça do polvo, que é somente o que será usado no preparo do prato.

Salpique os tentáculos com um pouco de sal. Não coloque sal demais porque irá deixá-lo com uma espécie de goma. Esfregue os tentáculos para tirar o aspecto pegajoso e, em seguida, lave-os cuidadosamente em água corrente. Depois ferva durante cerca de três minutos. Deixe em uma peneira até esfriar e escorrer toda a água. Depois é só fatiar.

Receita atualiza em 15/05/2020.

Restrição de uso
A receita pertence ao livro de receitas da japonesa Harumi Kurihara / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
2
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Vulcão ativo mais extenso do Japão entra em erupção

Next Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Outono 2015

Related Posts