Culinária

Receita de oyako donburi: arroz com frango e ovo

Oyakodon | Foto: Asahi Cooking

O oyakodon consiste em uma tigela de arroz coberta por frango, ovos e um suculento molho à base de shoyu e saquê.

Atualizado em 17/06/2019

O oyako donburi (tigela de mãe e filho) é um tradicionalíssimo prato da culinária japonesa. Ele consiste em uma tigela com arroz japonês (gohan) que é coberto com frango, ovos e um suculento molho à base de molho de soja (shoyu) e saquê.

Em japonês, a palavra donburi significa tigela no sentido literal, enquanto oyako quer dizer mãe (oya) e filho (ko), referindo-se ao frango com ovo. Os japoneses costumam chamar o prato de “oyakodon”.

Os ingredientes da tradicionalíssima iguaria, contudo, podem ser variados. Alguns preferem adicionar cogumelos shitake, que dão mais sabor ao prato.

Oyako Donburi (Foto: Aflo Images)

Oyako Donburi (Foto: Aflo Images)

A receita a seguir leva pouco mais de 20 minutos para fazer e, por isso, é sempre bom ter em casa um pouco de gohan previamente cozido.

Ingredientes (porções para 3 pessoas)

300 g de frango em tiras
1 ½ colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de sake mirin (saquê culinário)
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de cebola triturada
1 cubo de caldo de galinha
1 xícara (chá) de água
 3 ovos batidos
 3 tigelas de arroz branco cozido (ver receita em Gohan, arroz japonês)

Modo de preparo

1 Em um recipiente médio, coloque o frango e tempere com o shoyu, o saquê e o açúcar. Misture tudo e reserve.

2 Aqueça uma panela média, acrescente o óleo e a cebola triturada e refogue até começar a dourar.

3 Adicione o frango e grelhe por 5 minutos ou até mudar a cor. Acrescente o caldo de galinha diluído na água e cozinhe por mais 2 minutos.

4 Junte os ovos batidos, tampe a panela e deixe somente até levantar fervura, não cozinhando demais. Sirva sobre o arroz bem quente.

Dicas sobre os ingredientes
O frango pode ser substituído por carne bovina ou peixe em tiras. Alguns gostam de adicionar rodelas de cebola e cogumelos shitake. Pode ainda salpicar o prato com cebolinha ou salsão picado.

Restrição de uso
A receita pertence Asahi Cooking /tradução e edição do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo (com link direcionando para mundo-nipo.com). Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.