O oyako donburi ou oyakodon (tigela de mãe e filho) é um tradicionalíssimo prato da culinária japonesa. Ele consiste em uma tigela com arroz japonês (gohan) que é coberto com frango, ovos e um suculento molho à base de molho de soja (shoyu) e saquê.
Em japonês, a palavra donburi significa tigela no sentido literal, enquanto oyako quer dizer mãe (oya) e filho (ko), referindo-se ao frango com ovo. Os japoneses costumam chamar o prato de “oyakodon”.
Os ingredientes da tradicionalíssima iguaria, contudo, podem ser variados. Alguns preferem adicionar cogumelo shitake, que dão mais sabor ao prato.
A receita a seguir leva pouco mais de 20 minutos para fazer e, por isso, é sempre bom ter em casa um pouco de gohan previamente cozido.
Ingredientes (porções para 3 pessoas)
- 300 g de frango em tiras
- 1 ½ colher (sopa) de molho de soja (shoyu) – tem na ikebana
- 2 colheres (sopa) de sake mirin – tem na Ikebana
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de cebola triturada
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 xícara (chá) de água
- 3 ovos batidos
- 3 tigelas de arroz branco cozido (ver receita em Gohan, arroz japonês)
Modo de preparo
1. Em um recipiente médio, coloque o frango e tempere com o shoyu, o saquê e o açúcar. Misture tudo e reserve;
2. Aqueça uma panela média, acrescente o óleo e a cebola triturada e refogue até começar a dourar;
3; Adicione o frango e grelhe por 5 minutos ou até mudar a cor. Acrescente o caldo de galinha diluído na água e cozinhe por mais 2 minutos;
4. Junte os ovos batidos, tampe a panela e deixe somente até levantar fervura, não cozinhando demais. Sirva sobre o arroz bem quente.
Dicas sobre os ingredientes
O frango pode ser substituído por carne bovina ou peixe em tiras. Alguns gostam de adicionar rodelas de cebola e cogumelos shitake. Pode ainda salpicar o prato com cebolinha ou salsão picado.
Atualizado em 18/06/2021.
Restrição de uso
A receita pertence Asahi Cooking / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.